segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CENTRO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL DE SERRA PELADA ENTRA EM OPERAÇÃO EM OUTUBRO


Publicado no dia 21 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
CENTRO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL DE SERRA PELADA ENTRA EM OPERAÇÃO EM OUTUBRO
A próxima reunião com delegados e presidentes de entidades garimpeiras marcada sempre para a  primeira terça-feira de cada mês (05 de outubro), será feita no Centro de Treinamento Profissional da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. O Centro de Treinamento funcionará numa casa espaçosa  que antes pertencia a Sebastião Curió, localizada  no Morumbi, área adquirida pela parceria Coomigasp e Colossus. Segundo informou o engenheiro de minas, Luis Carlos Celaro (foto), o CTP deverá entrar em funcionamento até o final deste m

COMPRA DE AREAS NA SERRA PELADA
Por se tratar de uma mina subterrânea cujo método de implantação depende de menos área do que o método a céu aberto, a parceria Coomigasp e Colossus  está  publicando um mapa que ficará exposto na portaria do escritório da obra no Morumbi mostrando as áreas a serem adquiridas de seus legítimos  proprietários. No último dia 10 de setembro foi realizada  uma reunião em Serra Pelada para explicar para os moradores do Morumbi que serão reiniciadas  as negociações para a compra das demais áreas de interesse do Projeto. No inicio tinha gente loteando até o cemitério da cidade e tentando vender para a parceria Coomigasp e Colossus. Tinha até um  político graudo da região tentando empurrar a preços exorbitante algumas areas que não lhe pertenciam. Cham-se  de  grilagem vender terras que não é sua.

DINHEIRO DA CAIXA
O advogado Jairo Leite, chefe do Departamento  Jurídico da Coomigasp, informou ontem pela tarde de que o assunto do dinheiro que pertencem aos garimpeiros e que se encontram retidos na Caixa Econômica Federal  será tratado com toda intensidade a partir da primeira semana de outubro. Ele considerou as preocupações da Agasp Brasil como pertinentes e legitimas por externar um sentimento e o desejo de todo uma sociedade.

Mais justificou que os advogados da Coomigasp tem matado um  leão por dia para livrar a cooperativa do enorme amaranhado jurídico que vive. Vale dizer que essa situação não foi provocada pelas duas ultimas diretorias da Coomigasp. O câncer jurídico foi provocado  antes mesmo do garimpo ser fechado em 1992.  “A intensa guerra judiciárias contra os precatórios fraudulentos tem nos consumidos bastante na tentativa de não deixar que os legítimos donos da mina de Serra Pelada não tenham seus direitos seqüestrados para pagar os bandoleiros”, disse Jairo. Por tudo que disse o advogado chefe da Coomigasp vamos esperar que outubro chegue para que  providencias sejam tomadas em relação ao dinheiro da Caixa. Vamos cobrar.

Publicado no dia 20 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS ESTÃO "PUTOS" COM A FALTA DE INICIATIVA DA COOMIGASP PARA BUSCAR O DINHEIRO DA CAIXA
Qual é o montante exato do dinheiro das sobras de ouro e do paládio que a Caixa Economica terá que devolver aos  45.570 associados da Coomigasp? Ate hoje ninguém sabe se são  400, 500 ou R$600 milhões.Nenhum dos cinco advogados que compõe o conselho jurídico da cooperativa  se manifestam  pelo menos para pedir uma simples informação sobre o  processo de execução 93.10026-2 da  Ação Ordinária de Cobrança contra a Caixa Econômica Federal. Não fazem jus ao que recebem.

Foi diante dessa palidez administrativa que sofre a cooperativa que a Agasp Brasil resolveu tomar a iniciativa de  colocar o assunto como uma prioridade a ser resolvido. No meio da assembléia geral da Coomigasp ocorrida no dia 28 do mês passado em Curionópolis  a Agasp se manifestou sobre o tema de que era necessário pressionar a Caixa a pagar o que deve aos garimpeiros e que isso fosse feito diretamente a cada um deles.

O apoio sobre a iniciativa da Agasp Brasil foi geral. Milhares de mãos levantadas para o alto sinalizou que a sociedade quer e exige uma tomada de posição da Coomigasp, já que é a dona do processo ajuizado em 11 de julho de 1986 contra a Caixa e Banco Central. Porém não adianta a Agasp Brasil querer , os 45.570 sócios  da cooperativa quererem  se não houver também a boa vontade do presidente da Coomigasp  em acertar os passos nesta direção. Desde a semana passada ficou marcado um encontro em Brasília  para que tivéssemos um mínimo de informações sobre o dinheiro da Caixa e começar a agir. Nem Gesse e nem Jairo apareceram.

A diretoria da Coomigasp tem que dar uma resposta positiva a sua sociedade sob pena de cair no descrédito dessa mesma sociedade. Esperamos que nesta ou na outra semana Gesse acorde  e cumpra com  o seu papel de presidente  para reaver os recursos equivalentes a mais de 901 quilos de ouro e do paládio roubados dos garimpeiros pela Caixa.

Publicado no dia 18 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PESQUISA APONTA FAVORITISMO DE AIRTON PORTILHO NO TOCANTINS
Uma pesquisa de intenções  de votos publicada nesta semana por jornais  do Tocantins, aponta o nome do líder garimpeiro  Airton Portilho como  um dos mais bem avaliados e  sendo o décimo colocado na disputa por uma das 24 vagas de deputados da Assembléia Legislativa do Estado. O resultado da pesquisa animou ainda mais as 12 mil famílias de garimpeiros que moram no Tocantins que anunciam ser uma questão de honra eleger pela primeira vez no Brasil um deputado estadual para representar a categoria.

Ontem cerca de 400 lideres representantes  dos garimpeiros de Serra Pelada que moram nos 26 municípios que compõe a importante região do Bico do Papagaio se reuniram na cidade de Araguatins para manifestar o total apoio a candidatura de Airton Portilho. A reunião contou com as presenças do presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte e do presidente da Coomigasp, Gesse Simão. O presidente da Coomigasp disse que tudo que foi conseguido ate agora para o povo garimpeiro de Serra Pelada  foi com muita dificuldade dado a pouca representatividade  política do segmento.

Para o presidente da Agasp a vitoria de Airton Portilho  será a vitoria do povo garimpeiro não só do Tocantins mais de todo o Brasil  que ao longo dos 510 anos de existência nunca conseguiu eleger nenhum representante oriundo da classe, seja para uma das Casas que compõe o Congresso Nacional  ou para uma das Assembléias Legislativas do País.

“Airton será o primeiro deputado e que certamente será seguido por muitos outros daqui para frente a ser eleito por um segmento que se cansou de votar nos outros”, avaliou Toni Duarte. Ele defendeu durante a reunião de Araguatins que a população garimpeira do Tocantins tem que dar uma resposta positiva  nas urnas  escolhendo  os nomes que tem compromisso com a categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!