segunda-feira, 28 de novembro de 2011

DEU NO RADAR DA VEJA


Publicado no dia 20 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DEU NO RADAR DA VEJA
e; até o Supremo
Se necessário, o advogado Márcio Silva, vai até o Supremo para garantir a candidatura do mensaleiro Paulo Rocha ao Senado. Com base na Lei da Ficha Limpa, o Ministério Público Eleitoral no Pará contestou o registro de Rocha porque, em outubro de 2005, ele renunciou ao mandato de deputado federal para não ser cassado por envolvimento no mensalão.
Márcio defenderá a tese de que a inelegibilidade de um candidato por causa de renúncia ao mandato – advinda com a nova lei – é uma pena muito pesada para um político. Ele afirma ainda que os efeitos da lei não podem retroagir. Ainda mais para o caso de Paulo Rocha, que se reelegeu um ano depois após a renúncia. Afirma Márcio:
– A eleição de Paulo Rocha foi uma espécie de anistia pelas urnas.
Por Lauro Jardim
NÃO CUSTA NADA LEMBRAR : Na Câmara o deputado Paulo Rocha (PT-PA), se colocou contra ao projeto de aposentadoria dos garimpeiros em atividades e uma pensão vitalicia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Disse que a aposentadoria a esses sofridos trabalhadores vai provocar um rombo na Previdencia Social , Pura sacanagem.

Publicado no dia 19 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
SE NÃO HOUVER PREPARAÇÃO VAI FALTAR MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA EM CURIONÓPOLIS
POR TONI DUARTE
Os grandes projetos minerais como o de Serra Pelada, Serra Leste e Cristalino (os dois últimos pertencentes a Vale), podem esbarrarem em  uma enorme dificuldade no que diz respeito  ao   recrutamento  de mão de obra local para  ao mercado de trabalho que surge no município de Curionópolis no Sul do Pará. No caso da implantação da mina pertencente a SPE - Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa formada pela parceria Coomigasp e Colossus,  pode atrasar o seu cronograma de construção da mina por falta de mão de obra local.  O projeto de Serra Pelada irá abrir  inicialmente cerca de 700 vagas de  empregos. O problema é a falta de trabalhadores capacitados  com formação técnica  para serem utilizados na frente de trabalho.Essa questão não é apenas um problema pontual  de Curionópolis com seus poucos mais de 13 mil habitantes  e que ostenta um dos  mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano ) entre os 144 municípios do Estado do Pará. O problema é nacional. Os governos no Brasil não priorizam o ensino técnico e a baixa qualidade de ensino  básico dificulta a aprendizagem profissional, sobretudo no Norte do país.

A Vale que já está ha mais tempo na região sudeste paraense já conhece essas deficiências. de perto. A maioria de seus profisionais migraram para o Pará. A falta de mão de obra especializada não difere muito de outros estados. No Maranhão, empresa como a  Petrobras resolveu se adiantar na capacitação profissional para os maranhenses como forma de inseri-los  na construção da Refinaria Premium com previsão de entrar em operação em 2013.

Essa situação não é apenas uma preocupação das empresas que estão investindo no Maranhão. É tambem do governo estadual.No inicio de janeiro a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão e  a Agasp Brasil celebraram convenio e realizaram um programa de reforço escolar em matemática, português e raciocínio lógico durante tres meses  voltado para 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada.

O programa da Agasp Brasil  teve o objetivo de preparar esse contingente  ao  exame nacional que será realizado pelo PROMIMP da Petrobras. Se pasasarem no exame serão capacitados pela Petrobras. Em outubro a Agasp fará a segunda etapa do mesmo programa em parceria com o Governo do Maranhão para 5 mil pessoas. As obras da refinaria vão gerar cerca de 150 mil empregos. Dar oportunidade de empregos aos jovens filhos de garimpeiros foi um incentivo do ex-ministro e senador Edison Lobão.

Bem como a Petrobras, Vale e outras empresas, principalmente da área mineral,  a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  terá que fazer o mesmo em Curionópolis e rápido. O fato é que esse dever de casa  ainda nem foi discutido com profundidade pela SPE e  muito menos pela Prefeitura. Ambos ainda não acordaram para essa realidade. As pessoas que moram no município podem ficar para traz  e fora das mais de 10 mil vagas de empregos que podem ser gerados com os projetos de Serra Pelada, Cristalino e Serra Leste.

É com essa visão de futuro  que a  Agasp Brasil tem defendido  desde muito sempre a realização de um seminário  que possa reunir a sociedade garimpeira da Coomigasp, comunidade de Serra Pelada , Prefeitura  e Câmara Municipal  e que dele possa surgir um programa de reforço escolar e capacitação profissional  com objetivo de preparar mão de obra local. Quem encherga  a nossa posição de forma diferente é porque tem visão tacanha.

A Agasp Brasil não abrirá mão disso. Vamos nos empenhar para  que essa questão possa ser discutida no próximo dia 27 em conjunto com a  Freddigasp, Abasp,  Amasp, Coomigasp e SPE,alem de representantes da prefeitura de Curionópolis.

Essa é uma obrigação de nós todos.  Seria injusto deixar que essas vagas de empregos com o empreendimento de Serra Pelada sejam ocupadas por profissionais capacitados  de outras paragens enquanto a necessitada família garimpeira ficará a margem de um projeto que pelo qual lutou muito. E tenho dito.

IDA DE LULA A CURIONOPOLIS MAIS UMA VEZ ADIADA
O  presidente da Republica , Luis Inácio Lula da Silva não irá a Serra Pelada na próxima quarta-feira (21)  "Dia Nacional do Garimpeiro"  como havia anunciado  o ministro de Minas e Energia Marcio Zimmermmann.
 O motivo ainda é o mesmo: não ficou pronto o pacote de programas sociais como a construção de dez mil casas para os garimpeiros moradores de Serra Pelada.  A construção dessas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida não foi devidamente acertado entre governo federal e prefeitura de Curionópolis. Lula diz que não quer ir a Serra Pelada com as mãos abanando. O presidente está certo.  Enquanto isso a vida segue seu curso normal.

DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO SERÁ COMEMORADO EM BRASILIA
O Dia Nacional do Garimpeiro será comemorado  antecipadamente em Brasília  em encontro realizado pelos garimpeiros do DF e  Região  do Entorno na próxima terça feira (dia 20) no auditório do Venâncio V do CONIC a partir das 9:30.

O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte,  irá fazer um completo balanço das atividades da Associação Nacional  sobre a luta empreendida na Câmara pela aprovação do projeto de aposentadoria.

Para participar do encontro foram convidados o deputado Cleber Verde, autor do projeto de lei 5227/2009; o Dr João Donadon, Diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência, e o ex-deputado e candidato a Deputado Distrital, Fabio Barcelos. O  ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão  irá gravar uma mensagem  de estimulo ao povo garimpeiro de Serra Pelada. A Agasp Brasil oferecerá um café da manhã e fará o sorteio de uma televisão LCD entre os garimpeiros que  se fizerem presentes  ao encontro.

Publicado no dia 17 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
NINGUEM SABIA, AGORA TODOS SABEM!
Os garimpeiros de Serra Pelada já podem comemorar o aumento de suas participações na mina de Serra Pelada que já se encontra em processo de implantação pela SPE consorcio feito entre Coomigasp e Colossus. Na área dos 700 hectares que a Vale repassou no inicio desse ano para a cooperativa, as sondagens geológicas descobriram dois depósitos com alta concentração de ouro e platina a Oeste da Zona Central de Serra Pelada. Se o que tem na área dos 100 hectares já é bom, o que pode ter na área dos 700 hectares pode ser bem melhor. A noticia já foi publicada no dia 24 de junho passado pelo site da Bolsa de Toronto e pela revista Brasil Mineral  OnLine n°458  de  30/6/2010.

UM SITE PARA GRINGO LER
A partir da próxima semana o site da Agasp Brasil (www.agaspbrasil.com.br) dará aos nossos internautas estrangeiros, em especial aos que acessam a nossa pagina no Canadá, a opção de acompanhar o que acontece em Serra Pelada tudo em  inglês para ficar mais fácil na comunicação. Centenas de canadenses que são investidores na Bolsa de Toronto são leitores diários do site da Agasp Brasil. A pedido de alguns deles vamos colocar no topo da nossa pagina um tradutor  para o Inglês e Espanhol. O mundo começa a ficar pequeno para os garimpeiros de Serra Pelada. Quem diria, hen!

REFORÇO ESCOLAR
A segunda etapa do reforço escolar promovido pela Agasp Brasil em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Maranhão ocorrerá depois do dia 15 de outubro. Cerca de 5 mil pessoas se escreveram para essa segunda etapa que deveria ocorrer  no mês de junho, mas ficou prejudicado por causa  do período eleitoral. A primeira etapa do programa iniciou em fevereiro  e encerrou  em maio  com a certificação de 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada residentes no Maranhão. A segunda fase do programa promovido pela Agasp Brasil se dará em 15 municípios maranhenses. O reforço escolar em aulas de português, matemática, e de raciocínio tem o objetivo de preparar os alunos para a seleção do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp) com vistas ao mercado de trabalho que serão surgidos com a construção da Refinaria Premium da Petrobras no município de Bacabeira.

JOVINO SE RECUPERA
O secretario da Coomigasp Carlos Jovino se recupera gradativamente do AVC, conhecido  como derrame cerebral,  caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. Ele  sofreu o derrame  na ultima quarta-feira  em Serra Pelada quando foi socorrido e levado para um Hospital de Imperatriz. Ontem Jovino saiu do coma e se recupera lentamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!