segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GESSE SIMÃO PROMETE BAIXAR NA PRÓXIMA SEMANA DURAS MEDIDAS PARA SANEAR A COOMIGASP


Publicado no dia 12 de novembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSE SIMÃO PROMETE BAIXAR NA PRÓXIMA SEMANA DURAS MEDIDAS PARA SANEAR A COOMIGASP
O presidente destacou nesta quinta-feira as medidas de redução dos gastos da Coomigasp como o principal assunto na pauta da reunião interna da diretoria marcada para o inicio da próxima semana. No pacote de contenção de despesas está incluso corte de pessoal e suspensão de contratos

il;ão neste sentido no inicio da semana por uma empresa da área de gestão administrativa, ele recebeu, também, orientação do MP para que imprimisse uma rígida contenção de gastos e preparar a Coomigasp para essa nova fase da prospecção do ouro de Serra Pelada.

Gesse  disse que irá tomar essa decisão por ser um ato aprovado pelo conjunto da sociedade que espera por ações saneadoras que visem colocar a cooperativa no patamar de empresa corporativa. “Vamos ter que cortar na própria carne”, afirmou  presidente  ao se referir sobre o corte de funcionários e outras despesas que incham a folha de pagamento da cooperativa.

Ele voltou a apontar que não tem nenhum sentido a cooperativa continuar com uma penca de funcionários se quem vai tocar a mina é a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa formada pela parceria Coomigasp/Colossus. “Caberá a SPCDM contratar e capacitar os profissionais para trabalharem na mina”, disse. Gesse explicou que o conjunto de medidas administrativas que irá tomar será anunciado por ele em reunião interna da diretoria na próxima semana.

O “Programa de Contenção e Sustentabilidade” (PCS) como faz questão de denominar o pacote de medidas, segundo Gesse, será um instrumento que permitirá à cooperativa garantir o aumento e a preservação patrimonial da sua sociedade. A diretora financeira será orientada a suspender todos os contratos e corta os gastos com a casa de apoio conhecida por “big brother”.

Para Gesse todo o dinheiro capitado pela cooperativa terá que ser aplicado  no aumento patrimonial da cooperativa e para melhorar o desempenho administrativo e preparar a Coomigasp como um instrumento fiscalizador da mina de Serra Pelada.

 “Para que isso ocorra temos que fortalecer a nossa cooperativa como forma de evitar que ela desapareça do mapa depois que a SPCDM entrar em operação em novembro do próximo ano. Em seguida temos que contratar serviços essenciais como a contração de geólogos e engenheiros de mina que possam nos dar o suporte e que possam acompanhar de perto todo o processo de sondagens na área dos 700 hectares como também no processo de escavação da mina”, explicou o presidente , justificando que a boa parceria é aquela vigiada 24 horas por dia com o olhar de desconfiança. "Assim, ninguem sai enganado", diz. 

Publicado no dia 11 de novembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PROJETO DE APOSENTADORIA DOS GARIMPEIROS SÓ SERÁ APRECIADO EM JANEIRO : DIZ MICHEL
00">Por causa da pouca presença na Câmara  de parlamentares derrotados que não conseguiram se reeleger nas eleições de outubro, os Projetos de Lei e PECs  enfrentam problemas para serem apreciados pelas inúmeras comissões criadas para estes fins. É o caso da PEC 405 de interesse do povo garimpeiro que só deve ser apreciada em janeiro.

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), sugeriu no final da tarde de ontem a todos os presidentes de Comissões Especiais  instaladas para proferir parecer em Projetos de Emenda  Constitucional  em tramitação na Casa,  que  suspendesse os trabalhos  para não ficar prejudicados  pela saída de deputados não reeleitos na ultima eleição. Dos 513 deputados cerca de 280 não retornarão a Câmara na próxima legislatura que inicia daqui a 51 dias. Entre essas comissões especiais que não irão se reunir esse ano por falta de quorum , está  a que foi criada para analisar a PEC 405, que  incluiu os direitos previdenciários dos garimpeiros e pequenos mineradores,   no bojo da Constituição Brasileira, ao lado dos agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais.

A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) que participou ontem da reunião com o presidente Michel Temer (foto), disse que realmente ficou complicada a convocação de parlamentares que não conseguiram se reeleger. Ela afirmou que não pode proferir o seu voto sozinha pela aprovação da PEC de interesses dos garimpeiros, apesar de ja ter encaminhado o seu voto a favor da aprovaçao da PEC.  A saída é deixar tudo para janeiro quando a Comissão Especial da qual ela é a presidente será novamente formada com participação de novos membros. Ela voltou a firmar compromisso com a classe garimpeira na luta pela aposentadoria. Elcione será entrevistada sobre esse assunto pelo programa “Agasp Noticias” que estréia na próxima terça-feira, dias 16.

AGORA VAI

Desembarca esta manhã em Brasília, o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e o chefe do departamento jurídico da cooperativa, Jairo Leite, para se encontrar com o presidente da Agasp  Brasil, Toni Duarte. O encontro tem como seu principal objetivo de afinar uma estratégia que force a Caixa Econômica Federal a pagar os mais de R$400 milhões referentes às sobras da compra do ouro e do paládio do garimpo de Serra Pelada. À tarde os dirigentes irão se reunir com um grupo de advogados e ouvir as sugestões jurídicas e os procedimentos judiciais que possam ser utilizados para que cada um dos garimpeiros sócios da Coomigasp receba a sua parte que tem direito sobre esses recursos.

Publicado no dia 10 de novembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PEC SOBRE APOSENTADORIA DOS GARIMPEIROS SERÁ ENVIADO AO SENADO NA PRÓXIMA SEMANA
A deputada Elcione Barbalho  (PMDB-PA) informou ontem a noite a Agasp Brasil que ainda esta semana finalizará o seu relatório sobre a PEC 405 (Projeto de Emenda  Constitucional) que  incluiu os direitos previdenciários dos garimpeiros e pequenos mineradores   no bojo da Constituição Brasileira ao lado dos agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais. Elcione é presidente da Comissão Especial criada pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP)  para analisar a PEC que é de autoria do deputado Cleber Verde (PRB-MA) , depois que o projeto foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ -   em junho passado. Com o relatório concluído a PEC 405 será remetida diretamente para o presidente do Senado da Republica Jose Sarney. O senador Edison Lobão (PMDB-MA)  vai solicitar que ele seja o relator da matéria.

SOBRE O DINHEIRO DA CAIXA
Apesar de ser uma obrigação institucional, mas  até ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega , ainda não havia informado  a Câmara dos Deputados a acerca do dinheiro depositados na  Caixa Econômica Federal, de recursos relativos à sobra de ouro e paládio, oriundos da finalização das atividades do garimpo de Serra Pelada. Desde de 2002  que a Caixa foi condenada pela justiça a devolver os mais de R$ 400 milhões que pertencem ao povo garimpeiro de Serra Pelada se nega a devolver o que deve. O pedido de informações foi feito pela deputada Elcione Barbalho em maio passado através da Comissão de Minas e Energia. Pela lei o Ministerio da Fazenda terá que informar a Câmara num prazo de 30 dias.  Em decorrência do período eleitoral essa regra não foi cumprida. A deputada Elcione nos informou ontem que irá reforçar o pedido  junto a Comissão de Minas e Energia e que irá cobrara resposta.

A PASSOS LENTOS
Nos últimos quatro meses a Agasp Brasil tem assumido a firme posição  de que  é preciso a Coomigasp, subtende-se a Direção da cooperativa, tomar a iniciativa de voltar a negociar  judicialmente junto  a Caixa Econômica Federal para que a instituição possa  devolver o que pertencem aos garimpeiros de Serra Pelada. Esse caminho  vem sendo  apontado pela Agasp Brasil já algum tempo  e tem sido  bastante assimilado por toda a sociedade garimpeira. Na ultima  assembléia geral ocorrida em Curionópolis no ultimo dia 28 de outubro a Agasp Brasil voltou tocar no assunto e o sentimento da massa garimpeira foi de total aprovação.  O setor jurídico da Caixa já deu sinais que deseja  pagar o que deve  mais  diretamente a cada um dos garimpeiros conforme vem sendo defendido pela Agasp Brasil . Para que isso ocorra, terá que  haver uma negociação judicial e que a Direção da Coomigasp assine o termo de concordância já que o processo está em nome da entidade. Alem disso a Coomigasp terá que promover uma campanha no meio dos 45 mil garimpeiros para que os mesmos assinem o ato de adesão dando plenos poderes aos advogados do feito  que irão defender o direito individual de cada garimpeiro. Todo esse processo não pode iniciar se não houver essa tomada de decisão por parte da direção da cooperativa. A Agasp Brasil entende que já fez a sua parte. Agora cabe a sociedade berrar alto no pé do ouvido da  direção da Coomigasp para que a mesma faça a sua.

AGASP NOTICIAS
so será levado ao ar no decorrer da  próxima semana. Se liga garimpeirada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!