segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PARA COM ISSO, PAULO ROCHA!!


Publicado no dia 29 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PARA COM ISSO, PAULO ROCHA!!
Ninguém tem mais duvidas de que o candidate a senador pelo estado do Pará , o mesaleiro Paulo Rocha operou mais uma vez,  com todas as suas forças,  para acabar de vez com o projeto de Serra Pelada. Mais não irá conseguir. Ainda na fase das pesquisas ele arregimentou  cerca de 200 sem-terra do Palmares II, convocou Raimundo Maligno e Etevaldo Arantes , João Lepos e Ednaldo para invadir a Coomigasp  e quebrar tudo que encontrasse pela frente. O ataque planejado por Paulo Rocha foi perfeito. Só não contava que logo em seguida viria a reação. O povo garimpeiro exigiu do governo do Pará a imediata evacuação.

 A Policia entrou em ação e retirou todos os invasores de dentro da cooperativa. Paulo Rocha havia perdido. Para se vingar das lideranças garimpeiras, Paulo Rocha procurou o ex-ministro da Previdência Social, Jose Pimentel para que o mesmo impedisse que o projeto de lei 5227 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Paulo Rocha foi mais alem: ocupou os principais jornais do país e de seu estado, o Pará,  para dizer que essa aposentadoria se aprovada  provocaria um rombo na Previdência. Fomos a luta. Pedimos a instalação de uma audiência publica dentro da Comissão de Finanças e Tributação para explicar aos deputados da importância desse projeto para o sofrido povo garimpeiro e as justificativas  da pensão vitalícia reivindicada pelos garimpeiros de Serra Pelada. O deputado Pepe Vargas, relator,  terminou ficando nosso aliado. Perdeu Paulo Rocha.

 Na semana que antecedeu a entrega da portaria de lavra  o deputado Paulo Rocha voltou a toda carga. Dizia abertamente que a cooperativa não receberia o tão sonhado documento.  Contaminou o jornalismo da TV Record  que fez uma semana de  matérias negativas contra a  Coomigasp sem  ouvir as suas lideranças. Descobrimos que ele estava a serviço da Vale do Rio Doce que nunca engoliu os garimpeiros por ter  anuído a área dos 100 hectares. Reagimos à altura junto ao governo mostrando a verdade. Na semana seguinte o ministro de Minas e Energia Marcio Zimmermann foi pessoalmente a Curionópolis entregar a Portaria de Lavra. Saímos vitoriosos. 

Agora  com a cooperativa dos garimpeiros prestes a começar a implantar a mina  era de se esperar  que mais uma vez o deputado mensaleiro  voltasse a agir. Como  espera  que a Vale  patrocine a sua candidatura ao senador da Republica , Paulo Rocha chamou a reportagem do jornal o Estado de São Paulo  que tendenciosamente tentou desconstruir a luta de quase 30 anos do povo garimpeiro  para reaver seus direitos.  Paulo Rocha chega ao extremo e na moita  tenta  enlamear o nome do senador Edison Lobão por ter sido ate hoje um dos únicos parlamentares que sempre esteve ao lado dos pequenos mineradores deste país. O deputado ficha suja que  agora é candidato a Senador definitivamente não terá os votos das 17 mil famílias dos garimpeiros paraenses. Para com isso, Paulo Rocha!

REAÇÃO CONTRA REPORTAGEM TENDENCIOSA DO ESTADÃO

Pedro Paulo Delfino, lider garimpeiro de Porto Alegre, Rio Grande do Sul , enviou carta ao Jornal Estadão de São Paulo, repoudiando materia contra a implantaçao do projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada:

Prezados Semhores,
O noticiado não reflete a verdade dos fatos. Tenho acompanhado a ardua luta dos garimpeiros de Serra Pelada e o estagio atual é fruto de imenso trabalho e sofrimento de uma categoria desprotegida. Não podemos fazer de uma conquista histórica da pobreza, fome e miséria em nosso País um marco de frustração e sobretudo descaso uma vez que todo o processo obedeceu as normas impostas pela legalidade em todas as suas instancias. Seria um crime, dos mais escabrosos já presenciados na República, por conta da desinformação e dos inconformados, colocar obstáculos em algo conseguido de forma legitima com muito suor, lagrimas e trabalho. Por especial favor, tentem os menos avisados ou mal intencionados, pelo menos informar-se do que representa e repr esentou chegar-se ao estado atual dos trabalhos em Serra Pelada que certamente levará um pouco de cidadania àquela gente sofrida e desamparada. Não existem ilegalidades no consorcio Coomigasp e Colossus, para que isso se tornasse realidade um longo e penoso caminho foi percorrido sustentado pela esperança e força de um povo. Colocar impecilhos agora sob pretextos descabidos é o cumulo da indiferença para com o povo.

Publicado no dia 29 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO MANDA CARTA AO "ESTADÃO" REPUDIANDO MATERIA INJURIOSA
Brasília, 26 de julho de 2010.
Senhor Diretor,

         Repudio, por inverídicas e fantasiosas, as acusações e insinuações que contra mim são feitas nas reportagens que esse jornal publicou, de forma sensacionalista, em suas duas últimas edições (dias 25 e 26 de julho de 2010), a respeito do garimpo de Serra Pelada.

         A partir da constatação de um fato óbvio – o meu apoio aos mais de 50 mil pobres  garimpeiros (60% dos quais, maranhenses) abandonados à própria sorte desde o fechamento do garimpo de Serra Pelada – , o jornal faz ilações falsas e insinuações maldosas, com o objetivo claro de me atingir, justamente quando estou dedicado à campanha pela minha  reeleição, na condição de candidato líder em todas as pesquisas.

         Portanto, em nome da verdade, é preciso esclarecer que:

         1 - No apoio à luta dos garimpeiros, assim como em toda a minha atividade de homem público, minha atuação foi sempre marcada pela legalidade, transparência e correção.

         2 – É falso que eu tenha articulado operação para exercer qualquer tipo de controle sobre o garimpo ou, ainda, que tenha cabos eleitorais pagos por quem quer que seja. Também nada tenho a ver com empresas de fachada ou não, abertas no Brasil ou no exterior com esse objetivo.

         3- A decisão de contratar a mineradora, com a qual não tenho a mínima relação, foi de inteira responsabilidade da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), no exercício de sua  autonomia, e ocorreu muito antes que eu fosse ministro. A portaria de concessão de lavra, emitida pelo Ministério de Minas e Energia, incluiu, por minha sugestão,  um Termo de Compromisso para preservar os interesses dos garimpeiros frente à mineradora. O não cumprimento desse termo importará na cessação da eficácia da referida concessão. Em defesa dos direitos dos garimpeiros, e apenas deles, a esse ponto chegou-se.

         4 – É igualmente falso que eu tenha atuado em bastidores. O que fiz foi às claras, para ajudar os garimpeiros  que descobriram o ouro de Serra Pelada, na luta - antiga, e não recente - pelo direito de retomada da exploração do garimpo. A Vale, detentora dos direitos sobre a área, não precisou ser convencida por ninguém da importância da decisão de ceder a esses milhares de brasileiros uma área que não lhe fazia falta. A própria reportagem registra depoimento de dirigente da empresa demonstrando absoluto desinteresse pela exploração do ouro, atividade que, para ela, seria antieconômica.

         5 - Foi a Justiça que determinou intervenção no garimpo, para apaziguar conflitos. Guilherme Ventura, mencionado na reportagem do dia 26, é coronel do Exército e cidadão de grande conceito por sua seriedade, e, por isso, foi nomeado pela própria Justiça,  por um curto período, até a realização de eleições na cooperativa.

         6 - Não tenho “grupo” nem “esquema” em Serra Pelada. O meu grupo são todos os garimpeiros que viveram o sonho da prosperidade com a descoberta do ouro e foram depois abandonados.

         7 – Nesse processo, não defendo interesses de quem quer que seja, a não ser os dos próprios garimpeiros e suas famílias.

          8 - Informo que, contra as inverdades das mencionadas reportagens, as quais foram largamente difundidas na Internet e em jornais a serviço de meus adversários políticos no Maranhão, estou analisando com minha assessoria as medidas a  adotar  em defesa da minha honra, de minha imagem política e do meu conceito de homem público e cidadão, violentamente agravados.

         9 – Por fim, peço a publicação desses esclarecimentos.



                                                    Atenciosamente,

                                               Senador Edison Lobão

Publicado no dia 28 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP MONTA ESTRATEGIA PARA SENSIBILIZAR GOVERNO A INSTITUIR PENSÃO VITALICIA
A partir de hoje a Agasp TV irá mostrar  durante esta semana o famoso vídeo produzido pela BBC de Londres  sobre o garimpo de Serra Pelada  em 1984. As imagens deixam claro a vida desumana e o trabalho escravo  que foram submetidos cerca de 80 mil cidadãos.  Todo isso comandado pelo próprio Estado brasileiro que utilizava a policia  federal  como “capitão do mato” para atemorizar, torturar e ate matar o garimpeiro “furão” ou quem tentasse levar nos bolsos alguma migalha de reque. O documentário faz parte de um amplo relatório enviado pela Agasp Brasil  a diversos órgão do governo federal , entre eles, Presidência da Republica, Câmara dos Deputados, Senado, Secretaria dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Ministério da Previdência Social, Ministério do Planejamento e ao próprio Presidente Lula.

Neste relatório a Agasp Brasil juntou cerca de 550 copias de notas fiscais emitidas pela Caixa Econômica  sobre a venda do ouro , o pagamento  de 2% pago do  Imposto Único  sobre Mineração (IUM) e dados reveladores do próprio Ministério da Saúde  sobre  o alto índice  de hanseníase e outras graves  enfermidades provocadas pelo mercúrio que atingiu milhares de garimpeiros durante os trabalhos forçados no garimpo de Serra Pelada em quase 20 anos de trabalho escravo. A estratégia da Agasp Brasil  é provar ao governo federal e  ao mesmo tempo sensibilizar  o presidente Lula de que os  ex-garimpeiros de Serra Pelada  tem direito a uma justa indenização social  em forma de pensão vitalícia. Uma Medida Provisoria deve ser enviada ao Congresso por Lula instituindo a pensão vitalicia aos garimpeiros de Serra Pelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!