quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANA JULIA LIBEROU AINDA A POUCO A LI PARA OS GARIMPEIROS


Publicado no dia 16 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ANA JULIA LIBEROU AINDA A POUCO A LI PARA OS GARIMPEIROS

Como havíamos previsto a Secretaria de Meio Ambiente do Pará , acaba de liberar a Licença de Instalação (LI) para a Coomigasp. O documento mais importante para que o presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva  entregue a tão sonhada concessão de lavra na tarde do próximo dia 7 de maio  aos garimpeiros de Serra Pelada , foi emitido pelo secretario de meio ambiente  Aníbal Picanço as 8 horas da manhã de hoje.

 O empenho da governadora Ana Julia Carepa  (foto) pesou bastante para a rápida emissão da LI. Depois que foi comunicada pelo senador e ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e em seguida pela própria Presidência da Republica sobre a data oficial  de 7 de maio para a visita de Lula a cidade de Curionópolis a governadora Ana Julia determinou ao secretario  Aníbal Picanço dar toda a prioridade na liberação do documento.

Ana Julia tem sido  uma das grandes aliadas da causa garimpeira de Serra pelada muito antes de ser governadora do Estado do Pará. Como senadora da Republica  defendeu o processo de readequação feita em 2004 e  esteve pessoalmente em Serra Pelada ao lado da maioria esmagadora do povo garimpeiro que derrotou Curió.    Até as dez horas o diretor jurídico da Coomigasp, Jairo Leite que  se encontra em Belém  irá protocolar a LI no 5º Distrito do DNPM  da capital paraense.

"A partir de agora vamos acompanhar  tudo para que nada saia errado", disse Gesse Simão que na próxima segunda-feira retorna a Brasília  para protocolar pessoalmente  o documento no DNPM da capital da Republica.

 O secretario de Geologia e Transformação Mineral, Claudio Scliar, explicou que  a tramitação dessa ultima condicionante para que a concessão de lavra seja assinada e publicada no Diário Oficial da União  será analisado de forma rápida pelos setores do Ministério de Minas e Energia.  O senador Edison Lobão  ao receber a noticia da liberação da LI  destacou  Ana Julia Carepa como aliada incondicional  do povo garimpeiro de Serra Pelada . No próximo dia 7 estaremos todos celebrando essa grande vitoria", disse Lobão.

Publicado no dia 15 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGORA É PRA VALER: LULA E LOBÃO ESTÃO PONTOS PARA IREM A CURIONOPOLIS NO DIA 7 DE MAIO
Agora é pra valer. O presidente da Republica Luis Inácio Lula da Silva, marcou oficialmente para o dia 7 de maio, as 15 horas, a sua visita a cidade de Curionópolis para realizar a entrega da concessão de lavra aos garimpeiros  de Serra Pelada ligados a Coomigasp. O anuncio foi feito ontem  no inicio da tarde pelo senador da Republica, Edison Lobão.  O ex-ministro de Minas e Energia fez questão de convidar os garimpeiros para esse grande encontro gravando um vídeo ao lado do presidente da Coomigasp, Gesse Simão, e do diretor jurídico da cooperativa, Jairo Leite. Além do presidente Lula e de Lobão irão a Curionópolis, também, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e o atual ministro de Minas e Energia Márcio Zimmermann. Ontem mesmo a governadora Ana Julia Carepa foi informada pela Presidência da Republica sobre a visita do presidente aos garimpeiros no Pará. A governadora voltou a pedir ao seu secretario de Meio Ambiente, Aníbal Picanço para que o mesmo acelere nos trabalhos e libere a Licença de Instalação solicitada pela Coomigasp nesta sexta-feira, 16.

O documento será enviado diretamente ao 5º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral  em Belém. Na segunda-feira o mesmo documento será enviado para o DNPM de Brasília. O ministro Márcio Zimmermann solicitou ao secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, para acompanhar o tramite da Licença de Instalação  tanto dentro do Departamento de Outorga e Cadastro Mineiro  do DNPM como no CONJUR, Conselho Jurídico do MME.

O Ministério de Minas e Energia tem exatos 12 dias úteis para analisar a documentação, assinar a concessão de lavra e publicar no Diário Oficial da União. Lobão disse que é um desejo do presidente da Republica se encontrar com os garimpeiros em Curionópolis que faz 21 anos de existência no dia 10 de maio. Com a ida de Lula  a Curionópolis  no dia 7 de maio, o  prefeito Wenderson Chamon resolveu celebrar o aniversario da cidade neste mesmo dia. “Será uma festa só. Tudo em grande estilo”, disse Chamonzinho que se encontrava ontem no Senado e que também foi avisado pessoalmente pelo senador Edison Lobão  sobre a visita de Lula a sua cidade.

 “Ninguém tinha duvidas quanto a entrega do nosso alvará e a ida do presidente Lula  entregar esse tão importante documento pessoalmente para nós”, afirmou Gesse Simão presidente da cooperativa. Ele anunciou que 80% de toda a estrutura para receber o presidente Lula e o senador Lobão, Dilma e o ministro Zimmermann já foi feita.”Falta pouca coisa para finalizar tudo”, disse Gesse. Ele também marcou para o mesmo dia 7 de maio a realização da eleição do novo  Conselho Fiscal  da Coomigasp.

A eleição ocorrerá pela manhã. Para o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, o anuncio feito ontem pelo senador Lobão estava sendo esperado ansiosamente por todo o povo garimpeiro. Mesmo como ministro de Minas e Energia, cargo deixado no final do mês de março, Edison Lobão, maior patrono dos garimpeiros de Serra Pelada, sempre soube das dificuldades que enfrentaria para consolidar um sonho desse sofrido povo cujo estado brasileiro é um profundo devedor.

Quando Lobão tomou posse no cargo de ministro de Minas e Energia em 22 de janeiro de 2008 as entidades garimpeiras de Serra Pelada sabiam que neste momento tomava posse também  no mesmo cargo a esperança de um povo  em ter os seus problemas resolvidos. Embora tenha se debruçado na maior parte do tempo para colocar nos trilhos da segurança a política energética do País, um, das maiores preocupações  do presidente Lula , porem Lobão  voltou  também o seu olhar para o historicamente desprestigiado setor mineral brasileiro.

Foi ministro revolucionário ao defender com unhas e dentes um novo marco regulatório para a mineração. O novo código encaminhado por |Lobão ao  Congresso Nacional   democratiza a divisão do bem mineral dando chance a todos e  ao mesmo tempo  acaba com a farra de concessões de lavras concentradas nas mãos dos grandes latifundiários da mineração. Nesta luta o ex-ministro ganhou aliados de peso do setor mineral  do MME, a exemplo de  Cláudio Scliar, secretario de Geologia e Transformação Mineral que sempre defendeu que a participação dos pequenos mineradores  é indispensável à economia brasileira.

 A vontade de Lobão em ver a questão Serra Pelada resolvida e a abnegada ação de Cláudio Scliar em defesa dos interesses dos pequenos mineradores abrigados em cooperativas nos fez confiar em um governo e em um presidente que tem compromisso com o povo. Esse sentimento de  confiança e agradecimento quase palpável do nosso povo será  externado por 50 mil garimpeiros prontos para recepcionar  Lula, Lobão, Dilma e Ana Julia Carepa  na grande festa do dia 7 de maio em Curionópolis.  VEJA VIDEO NA TV GARIMPEIRA

Publicado no dia 12 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
NOVAS ESPECTATIVAS PARA A ENTREGA DO ALVARA
Toda a estrutura para receber o presidente Lula em Curionópolis já se encontra devidamente finalizada. A partir desta segunda feira os técnicos da Sema – Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará estarão também finalizando os trabalhos de análise sob o pedido da Licença de Instalação feito pela Coomigasp. O secretario Anibal Picanço  prometeu que em dez dias uteis  tudo estaria resolvido. Já se passaram cinco dias uteis.

O secretario Claudio Scliar afirmou que se a liberação da LI sair até a próxima segunda feira, dia 19, a Diretoria de Outorga e Cadastro Mineiro do DNPM, alem da Consultoria Jurídica do Ministério de Minas e Energia, farão analise sobre o mesmo documento em 12 dias uteis o qual sairá assinado e pronto para publicação no Diário Oficial da União. É partindo dessa contagem de dias que a Presidência da Republica e a diretoria da Coomigasp já estão trabalhando a data do dia 10 de maio como a data para a entrega da Concessão de Lavra. Na próxima quarta-feira o presidente da Coomigasp Gesse Simão  tem um encontro com o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Claudio Scliar em Brasília.       

SIMULADO
Foi um sucesso o  simulado do reforço escolar do ensino médio dirigido aos 1.645 alunos filhos e filhas de garimpeiros ocorrido em dez municípios do Maranhão . As provas começam a ser corrigidas a partir desta segunda-feira. Já o simulado  para os alunos do  ensino fundamenta ocorrerá no dia 2 de maio. No total são 2.400 alunos que receberão o certificado sobre o curso.

A lista dos aprovados será divulgada através do nosso site www.agaspbrasil.com.br e também por um jornal de grande circulação no estado no próximo dia 7 de maio. A festa de entrega de certificados e premiações ocorrerá no dia 15 de maio no grande auditório do MultCenter Sebrae em São Luis. A festa terá a participação da governadora Roseana Sarney, do  ex- ministro de Minas e Energia e senador Edison Lobão; do  deputado federal Waldir Maranhão; de lideranças garimpeiras, alem da família de todos os alunos concludentes. As inscrições para a segunda etapa continuam abertas através do site da Agasp Brasil e serão encerradas no dia 02 de maio.
 

Deixe aqui o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!