quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O PRESIDENTE LULA E OS FILHOS DO BRASIL DE SERRA PELADA


Publicado no dia 23 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
O PRESIDENTE LULA E OS FILHOS DO BRASIL DE SERRA PELADA 

*Por Iraídes Campos

Mas porque tanta expectativa na vinda de Lula à Curionópolis neste final de março de 2010?Viria mesmo o Presidente da República falar especialmente ao garimpeiro de Serra Pelada?E que importância teria alcançado esta classe depois de duas décadas de descaso e sofrimento? Pois é,  somente alguém como o  Filho do Brasil teria essa sensibilidade! Daí vale ressaltar que a estrela do PT, alçando seus últimos vôos como Presidente da República, trazendo consigo sua sucessora Dilma, virá a Curionópolis atendendo ao Ministro Lobão, que por sua vez foi dia após dia incorporando a luta garimpeira até sensibilizar o Palácio do Planalto. É fato; O prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon recepcionará Lula!
           Há um clamor dos que sobreviveram a mais de vinte anos na busca incessante de solução urgente. Há um grito silencioso e aflito dos que, vencidos pelo cansaço, desfaleceram no caminho mas deixaram um legado de valor sentimental, para que os sobreviventes desta guerra fria, de interesses muitas vezes duvidoso, continuassem lutando. Mas valeu! Ao longo do caminho pedra por pedra foi removida, remexida e substituída até que por fim, o bem embora ferido venceu o mal, trazendo consigo a consciência de que é preciso reconhecer a luta de quem milita e a crença de quem nunca deixou de acreditar.
           Vale ressaltar que em determinados momentos das últimas décadas, a escuridão tenha sido intensa no caminho do garimpeiro, mas no momento certo, embora tardio para alguns, surgiu a luz do amanhecer de um novo tempo. De um tempo que marca o início de muitas outras conquistas.
           Então resumindo: a expectativa é um clamor antigo; a vinda de Lula a Curionópolis será direcionada à classe garimpeira e a importância da classe garimpeira é uma conquista alcançada na força e na raça, tanto pelos que já se foram, quanto pelos que ainda acreditam que essa história terá um final feliz!
           Que venha Lula!
            Que venha Dilma!
           Que venha mesmo o Filho do Brasil, concretizar o sonho dos inúmeros filhos de Serra Pelada, que nem por isto deixam também de serem filhos do Brasil!

*Iraídes Campos é jornalista e vice-prefeita de Curionópolis

Publicado no dia 22 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS JÁ COMEÇAAM A SE DESLOCAREM PARA CURIONÓPOLIS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA
Falta apenas cinco dias para o dia 26 (sexta) data a principio  marcada pela Presidência da República  que pode ser confirmada por todo o dia de hoje sobre a ida do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e da ministra da Casa Civil, Dilma Rpousseff  aos garimpeiros de Serra Pelada  na cidade de Curionópolis no sul do Pará. Lobão que deixa o Ministério de Minas e Energia no próximo dia 31, garantiu que é um desejo de Lula da ministra Dilma Rousseff irem ao encontro dos garimpeiros para entregarem o alvará de lavra a Coomigasp, antes do final deste mês. A Presidência da Republica trabalha com dificuldades para procurar com antecedência  na sempre lotada agenda do presidente Lula, uma data.

O dia 26  como data pré-agendada  da visita de Lula a Curionopolis poderá ser alterada ou  confirmada oficialmente pelo próprio ministro Lobão ainda hoje.  Caso haja alguma dificuldade da ida do presidente o ministro Lobão irá ao encontro para honrar o compromisso assumido deste de quando ocupou a pasta de ministro de Estado de Minas e Energia , que entregaria  como tal o tão sonhado alvará de lavra a uma categoria que sempre lutou e defendeu ao longo dos seus 35 anos de vida publica. O fato é qeu com Lula em Curionopolis ou sem Lula em Curionopolis , o documento será entregue. Em 2002 Lobão foi a Serra Pelada  a onde estavam 20 mil garimpeiros para entregar o termo do Decreto Legislativo  que obrigou  a Vale devolver os 100 hectares à cooperativa .

O DL  foi de autoria de Lobão  e sancionado por ele como presidente do Senado da Republica .  Em 2005, Lobão fez o mesmo caminho  da Serra Pelada levando consigo o alvará de pesquisa aos milhares de garimpeiros  que o receberam em festa. Agora tudo que interessa para Edison Lobão é  chegar  em Curionopolis para abraar seu irmãos garimpeiros   ainda como ministro de Estado , cujo cargo deixará na quarta-feira da semana que vem. O Fato é que 50 mil garimpeiros com suas bandeiras nas mãos estarão  se deslocando para Curionopolis a partir desta segunda-feira. Aos trancos e barrancos  estão prontos para anunciar ao mundo que atravessaram o mar revolto  sem medo de serem felizes.  

PEDIDO DE DESCULPAS
Pedimos desculpas ao nosso publico ouvinte pelos transtornos ocorrido em nossa nova homepage  que ainda passa por ajustes que é um fato natural. O nosso programa de Radio “Conexão Garimpeira”  deixará de ir ao ar nestes próximos quatro dias  em decorrência desses ajustes. Um outro serviço que não estava funcionando era o cadastramento para a segunda etapa do reforço escolar e a ferramenta de filiação . O problema já está sanado.

Publicado no dia 21 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DEU NO JORNAL O GLOBO DO RIO
Garimpeiros se associam a canadenses para explorar mina de forma mecânica em Serra Pelada

SERRA PELADA (PA) - Falta acertar os detalhes finais para ser decretado o fim definitivo do garimpo artesanal de Serra Pelada, no Pará. Aquele que já foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, no meio da selva amazônica, está prestes a receber do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o alvará de lavra.

O documento vai viabilizar a mineração através da lavra subterrânea e mecanizada de Serra Pelada. O projeto dará início a uma nova corrida do ouro, só que, desta vez, patrocinada por capital estrangeiro. É o que mostra reportagem da enviada especial à Serra Pelada, Liana Melo, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO.

- Nós chegamos ao Brasil em busca de boas oportunidades de investimentos e Serra Pelada chamou nossa atenção - admite o geólogo Heleno Costa, vice-presidente de Operações da Colossus Minerals Inc., sediada em Toronto, no Canadá.

A empresa canadense já investiu R$ 120 milhões em Serra Pelada. O negócio começou a modificar o cenário do garimpo, que, na década de 80, era um formigueiro humano, onde cerca de 100 mil homens cavucavam a terra. Hoje, a vila de Serra Pelada foi invadida por sondas de alta tecnologia.

Em torno da cava principal, onde originou-se o garimpo, pouco mais de dois mil trabalhadores, usando uniformes, capacetes e munidos de equipamentos de alta precisão, e não de bateias rudimentares, prospectam a reserva mineral escondida no subsolo. Num perímetro de 100 hectares já foram encontradas 50 toneladas de metal precioso: 33 delas de ouro, sete de platina e dez de paládio.

Só que para explorar toda esta riqueza é necessário transpor um megaproblema: uma lagoa de 140 metros de profundidade e com área correspondente a quatro campos de futebol. A saída foi transformar os garimpeiros de Serra Pelada, organizados em torno da Cooperativa de Mineração de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), em sócios da canadense Colossus. Da parceria incomum no mundo dos negócios, nasceu a joint-venture Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.

- Esta empresa tem uma proposta clara e devidamente demonstrada junto ao governo de execução de lavra - afirma o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. - A empresa que hoje detém os direitos minerários em Serra Pelada já realizou a pesquisa mineral, apresentou a documentação exigida e a Licença Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!