quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JOÃO CESAR DIZ QUE MODELO DE SERRA PELADA É BOM PARA O BRASIL


Publicado no dia 11 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
JOÃO CESAR DIZ QUE MODELO DE SERRA PELADA É BOM PARA O BRASIL 

O diretor-geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral, Dr. João César de Freitas Pinheiro (foto), avaliou que o projeto dos garimpeiros de Serra Pelada  tocado em parceria com a Colossus  servirá como modelo a ser empregado pelo DNPM  em outras regiões do país. João César  que é um dos mais importantes geólogos do Brasil explicou que  muitas áreas garimpáveis terminaram deixando para traz  um rastro de cidades fantasmas e áreas violentamente degradadas que precisam serem recuperadas  como é o caso de Serra Pelada. A concessão de lavra outorgada para a  parceria Coomigasp e Colossus levada pessoalmente pelo ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, na ultima sexta-feira em Curionópolis, irá corrigir a degradante situação ambiental de toda a região do rio sereno provocada em quase 20 anos de atividade do garimpo de Serra Pelada."Esse modelo apresentado pela parceria Coomigasp e Colossus ao MME irá salvar o meio ambiente",disse o Dr.  João César.

COOMIC JÁ TEM PLG
O presidente do Garimpo da Cutia, Raimundo Lopes, explodiu de alegria ao conseguir finalmente receber a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG)  da COOMIC. O documento foi entregue pelas mãos do diretor geral do DNPM, Miguel Cedraz, logo após a entrega da concessão de lavra outorgada para a Coomigasp na sexta-feira passada. Raimundinho anunciou que na próxima semana tem um encontro com diretores da Colossus que tem interesse de investir na rica área da Coomic. “Não lutei por muitos anos para ter uma PLG nas mãos e no final não saber o que fazer com ela como alguns por aí. Vou  trabalhar duro em busca de uma grande parceria  que possa ter o aval de toda a sociedade e transformar a nossa cooperativa numa empresa produtiva”, disse Raimundinho.

FESTA EM CURIONÓPOLIS SÓ TERMINOU ONTEM
A festa na c idade de Curionópolis que iniciou na sexta-feira com a entrega da concessão de lavra aos garimpeiros de Serra Pelada se estendeu até ontem com uma partida de futebol disputada pela seleção de Marabá contra a seleção da cidade que completou, domingo, 22 anos de existência. O show do cantar evangélico Lázaro levou milhares de pessoas a praça Irmã Adelaide na  Avenida Cedro , mesmo palco montado pela Coomigasp para receber a sua concessão de lavra. O prefeito Chamon e a vice-prefeita Iraides Campos  eram só alegria.

Publicado no dia 10 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
FESTA DO REFORÇO ESCOLAR OCORRERÁ NESTA SÁBADO EM SÃO LUIS
Depois da grande festa do recebimento da concessão de lavra ocorrida na ultima sexta-feira na cidade de Curionópolis, as famílias garimpeiras residentes no Maranhão, estarão participando no próximo sábado (15), da entrega dos certificados da conclusão do curso de Reforço Escolar oferecido pela Agasp Brasil  aos  2.4000 jovens filhos e filhas de garimpeiros. A entrega dos certificados  será feita no salão de eventos do MultCenter Sebrae em São Luis,  ás 15 horas. O ato solene  contará com a presença do senador Edison Lobão, da governadora Roseana Sarney, do deputado Waldir Maranhão , do presidente da Coomigasp, Gesse Simão, do presidente da Colossus no Brasil, Heleno Costa e de todas as lideranças garimpeiras do Maranhão. Por outro lado, será encerrada amanhã, terça-feira , dia 11  , as inscrições  para a segunda etapa do reforço escolar oferecido pela Agasp Brasil para cinco mil pessoas em 15 municípios do Maranhão.

SERRA PELADA COMEÇA A MUDAR DE CARA
A partir desse mês o pequeno distrito de Serra Pelada a onde moram cerca de 600 famílias começa a mudar de cara. A estrada de 30 quilômetros que  dar acesso ao povoado  será totalmente asfaltada. A obra será executada pela prefeitura de Curionópolis depois do convenio assinado pela parceria Coomigasp e Colossus  logo depois do ato de recebimento da concessão de lavra , ocorrido na sexta-feira passada. O aporte de recursos também dará a prefeitura a possibilidade de construir escolas, postos de saúde e saneamento básico. Para uma comunidade que viveu seus mais de 30 anos completamente isolada  e jogada ao esquecimento social  por falta das ações do poder publico agora já pode comemorar com a construção de uma estrada asfaltada e pela grande transformações que irá passar daqui por diante , inclusive com uma forte geração de emprego e renda na comunidade.

GARIMPEIROS IRÃO SABER O QUE É UMA MINA DE VERDADE
A parceria Coomigasp e Colossus irá realizar um grande seminário  com todos os lideres, representantes e delegados da área garimpeira com objetivo de repassar para todos o maximo de informações sobre o que é uma mina,  de que forma ela funciona na sua gestão administrativa, alem de observar inclusive todo o aspecto da segurança. O encontro ainda ocorrerá durante este mês  de maio em local ainda não definido  Conforme informaram os dirigentes das duas empresas, no encontro essas explicações serão feitas por geólogos, engenheiros de minas , engenheiro de segurança no trabalho e gestores administrativos. Um filme sobre como é de fato uma mina de prospecção de ouro e como ela funciona, está sendo preparado para ser exibido no seminário. O objetivo dos dirigentes da parceria é pavimentar uma transição clara de conhecimento do que foi o garimpo de Serra Pelada fechado em 1992  onde chegou  ter mais de 120 mil homens trabalhado de forma promiscua,  e o que vai ser a mina de Serra Pelada com a sua alta tecnologia  cujas obras de implantação iniciarão no mês de junho com a presença do presidente da Republica Luis Inácio Lula da Silva.

Publicado no dia 5 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
VENCEMOS: CONCESSÃO DE LAVRA SERÁ ENTREGUE NESTA SEXTA-FEIRA EM CURIONOPOLIS
Numa grande batalha decisiva que teve a frente o competente ministro Marcio Zimmermann, o ex-ministro e senador Edison Lobão e o prefeito de Curinopolis,Wenderson Chamon  fez com que o Ministério de Minas e Energia tomasse a decisão de liberar a concessão de lavra aos garimpeiros de Serra Pelada. O documento será  assinado e entregue pelo próprio  Marcio Zimmermann e pelo senador Lobão nesta sexta-feira, dia 7, as 10 horas da manhã  em Curionópolis.  A partir de hoje os garimpeiros de varias parte do país já estão a caminho de Curionópolis para a grande festa.

Com a certeza da concessão de lavra nas mãos o presidente da Coomigasp, Gesse Simão fez  questão de reiterar o convite na Presidência da Republica para que Lula vá ao  encontro dos garimpeiros. “Os garimpeiros insistem vê o presidente”, disse Gesse. A principio ficou marcado pela Casa Civil  que a ida de Lula a Serra Pelada pode ocorrer no  mês de  junho quando iniciam as obras de implantação da mina. A reunião entre dirigentes da Coomigasp, Colossus, do MME, alem do prefeito  de Curionópolis, Wenderson Chamon terminou por voltas das 22 horas de ontem. Os dirigentes  das duas empresas assinaram um termo de compromisso  que visa melhorar  ainda mais o bom  relacionamento  entre as duas empresas.

 Nunca foi tão dramática a liberação de uma simples concessão de lavra pelo Departamento Nacional de Produção Mineral como a que cabe aos garimpeiros de Serra Pelada. A posição  de alguns setores do MME foram alem dos limites da própria lei. A legislação mineral cumprida inteiramente pela Coomigasp para ter o direito a concessão de lavra  foi colocada de lado. O que nunca fizeram com a Vale do Rio Doce  ou com qualquer  outra empresa de mineração em atividade no país , os gênios do MME  resolveram ser implacáveis com os garimpeiros.

 A ida de Lula a Curionópolis  foi prejudicada pela lentidão do DNPM em analisar o processo de pedido de concessão de lavra feito pela cooperativa. A estória da “lentidão” foi confessada  por Ana Salete que é  do Conselho Jurídico do MME.Ninguém sabe se  foi proposital. Desde o inicio um grupo de dentro do MME , e não se sabe o porque,  se manteve  contrario a ida do Presidente para receber uma enorme homenagem popular por 50 mil garimpeiros. O fato é que tudo voltou ao normal. Marcio Zimmermann e Lobão serão recebidos com a mesma intensidade festiva da qual estava sendo guardada para Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!