quarta-feira, 23 de novembro de 2011

NOMES DE CANDITADOS A CURSOS SERÃO ENTREGUES HOJE AO GOVERNO DO MARANHÃO


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
NOMES DE CANDITADOS A CURSOS SERÃO ENTREGUES HOJE AO GOVERNO DO MARANHÃO 

Eu, Toni Duarte, e o companheiro Jose Brandão da Agasp Regional de São Luis estaremos sendo recebidos hoje, segunda-feira,  pelo secretario de Administração e Previdência Social  do Governo do Maranhão, Dr. Luciano Moreira (foto) . O encontro marcado para as 10 horas   tem o objetivo de entrega  da lista contendo   2.345 nomes de filhos e filhas de garimpeiros  que se cadastraram para cursos de capacitações profissionais que serão oferecidos pelo Governo do Estado voltados para a Refinaria Premium que será instalada  no Maranhão. Luciano Moreira é integrante do  Comitê Gestor de Implantação da Refinaria  no município de Bacabeira, município distante 60 km de São Luís. As Universidades  do Maranhão e a Fapema estão em constantes reuniões com o propósito de oferecer em pequeno, médio e longo prazo uma oferta de bons profissionais neste processo. Entre as diversas prioridades do Conselho Gestor é a  capacitação de uma mão de obra local, projeto este que será tocado pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp). Dentro deste programa, o Governo do Maranhão vai contribuir com a oferta de cursos de curto prazo afim de não deixar os trabalhadores do Maranhão fora deste grande investimento. O Centro de Capacitação Tecnológica vai preparar e qualificar pessoas na área da construção civil como passo inicial.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
CURSOS PARA FILHOS E FILHAS DE GARIMPEIROS INICIARÃO EM SETEMBRO
O secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão  , Waldir  Maranhão , garantiu na noite de ontem,  que o Governo do Estado irá incorporar o legitimo pleito feito pela Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada – Agasp Brasil -  desenvolvendo um  projeto que vise a instituir cursos de  reforço  escolar, a partir do mês de setembro, para a inclusão de filhos e filhas de garimpeiros nas  oportunidades de mercado de trabalho  que se potencializa neste novo cenário de desenvolvimento que passa o Maranhão.   
“ Vamos buscar o apoio necessário  junto ao PROMINP (Programa  de Mobilização Nacional de Petróleo e Gás ), Ministério de Minas e Energia e Ministério de Desenvolvimento Social para que possamos  durante os meses de setembro ,outubro e novembro  promover   cursos de reforço escolar  a esses candidatos para que sejam submetidos a  uma avaliação no final do ano. A partir do mês de janeiro,  estaremos realizando  a capacitação propriamente dita”, disse o secretário.
Waldir Maranhão classificou a luta da Agasp Brasil  de “ação política humanizadora”  ao insistir na pronta defesa  de um segmento trabalhador  que  por muitos séculos  encontra-se excluído do conjunto das políticas publicas sociais que visam o resgate da dignidade e da cidadania. “Julgo como de grande importância  esse papel  de mobilização e politização nacional da categoria garimpeira  do Brasil, e em especial , dos garimpeiros de Serra Pelada,  feito pela Agasp”, destacou. Waldir Maranhão afirmou que essa ação da  entidade nacional dos garimpeiros  se coloca no “time” certo  no momento em que o Estado do Maranhão está prestes a receber grande investimentos como a Refinaria Premium , a Hidrelétrica de Estreito e de uma grande Siderurgia .
 “São grandes empreendimentos que cria um novo cenário  de desenvolvimento e de  novas oportunidades as quais tem o empenho e o esforço  da governadora Roseana Sarney e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão  que tem toda uma identidade  e trajetória com as causas voltadas para o povo  garimpeiro  onde a sua participação e o seu estimulo tornou-se uma profissão de fé.  Na qualidade de   secretario de Ciência e Tecnologia temos a responsabilidade de trabalhar  na capacitação tecnológica  da nossa população trabalhadora”, afirmou Waldir
O secretário  explicou que  capacitar a população para esses empreendimentos significa  criar as precondições  básicas para que as pessoas possam ter a possibilidade de serem incluídas nesse projeto de desenvolvimento. No que diz respeito aos filhos e filhas de garimpeiros o secretário  explicou ainda que  esse  projeto no primeiro momento vai exigir  um reforço  escolar de matemática e português.
“Dentro do trabalho voltado especificamente para os garimpeiros nós estaremos formulando  um projeto que irá dar condições de fazermos uma articulação com a Agasp Brasil onde filhos e filhas de garimpeiros possam ter a oportunidade de se capacitarem com chances de se  submeterem ao  exame nacional para a Refinaria Premium através do PROMINP ( Porgrama de mobilização Nacional  do Petróleo e Gás)  .Por tanto é preciso que o candidato  esteja preparado. Vamos está articulado  com as Universidades estadual e federal com o CEFET, rede SESC   e SENAI que já trabalham a idéia da educação profissional. Toda  essa mobilização visa trabalhar esses conteúdos que vão está disponibilizados para que as pessoas tenham condições  de buscar novas oportunidades  exercendo a cidadania plena em caráter integral. O nosso país tem um grande debito  para com os garimpeiros. Riquezas e mais riquezas foram geradas ao longo do tempo por esses homens trabalhadores, porem  eles e as suas  famílias  permanecem até hoje excluídos  de qualquer ajuda do governo. O Maranhão vai contribuir com a sua parte. Quero louvar  atitude da Agasp Brasil , de você , Toni Duarte , e de seus companheiros que bravamente defendem a bandeira da categoria garimpeira para que haja um resgate da cidadania dessa  classe trabalhadora tão esquecida ,mas  tão importante  na contribuição do produto interno bruto do país e  ao mesmo tempo na construção do Brasil”, afirmou Waldir Maranhão.
A importância de Waldir Maranhão na vida do povo garimpeiro
* Por Toni Duarte
Somos testemunhas oculares ao lado de outros companheiros, da imensa luta de Valdir Maranhão e da plena  defesa que sempre fez  e continua fazendo com objetivos de restaurar direitos do povo brasileiro, sobretudo, o direito ao acesso a educação e ao trabalho. Fazia isso quanto membro da  Comissão de Educação e Cultura e como membro da Comissão de Seguridade Social e Família, importantes comissões temáticas da Câmara dos Deputados.
Por varias vezes na tribuna Waldir Maranhão  se manifestou   com muita veemência em defesa da luta dos garimpeiros de Serra Pelada sempre  em sintonia  com os pleitos

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
CADASTRO PARA CAPACITAÇÃO VAI CONTINUAR. É SÓ SE INSCREVER ATRAVÉS DA NOSSA PÁGINA
A Agasp Brasil  resolveu  continuar com o cadastramento de filhos e filhas de garimpeiros candidatos aos cursos de capacitação profissional para a Refinaria Premium que será instalada no Maranhão. O cadastramento ficará no ar até o próximo dia 31 deste mês. A medida visa dar mais uma chance aqueles por alguma dificuldade não conseguiram se inscrever. Cerca de 150 salas de aulas serão instaladas  em varias cidades do Maranhão  para  que os candidatos tenham um reforço escolar em matemática e português. Serão três meses de aulas. Em dezembro será feita uma pré-seleção para que no mês de janeiro de 2010 os candidatos  sejam submetidos ao exame nacional  que será realizado pelo Programa de Mobilização Nacional de Petróleo e Gás (PROMINP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!