quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GARIMPEIROS VÃO ELEGER A CHAPA DA UNIÃO


Publicado no dia 14 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS VÃO ELEGER A CHAPA DA UNIÃO 

Depois de algumas avaliações e  em nome da ampla unidade  do povo garimpeiro de Serra Pelada, a Agasp Brasil, Freddigasp , Abasp e Amosp optaram pela construção de uma chapa para a disputa do Conselho Fiscal da Coomigasp, cuja eleição ocorrerá no final deste mês de março, coincidindo com a ida do presidente Lula e do ministro Edison Lobão a Curionópolis. A chapa será composta pelo atual presidente do Conselho Fiscal, Pedro Gomes do Tocantins, seguido de Juvenal  de Nunes Freira , Maranhão e Francinaldo  de Serra Pelada , Pará.
Grandes lideres garimpeiros do Tocantins  como Airton Portilho, João Paz e João de Araguaína avaliaram  que essa é a hora do povo garimpeiro que apóiam a implantação da mina de Serra Pelada mostrar o seu espírito de unidade e de união. O lider João Paz  que  chegou a ter o seu nome colocado para compor a chapa do Conselho Fiscal  através da Agasp Brasil  abdicou  em nome do consenso. “ O importante é que o Tocantins com Pedro Gomes está bem representado e tenho plena certeza que esse é o mesmo entendimento dos demais companheiros em nosso estado”, disse João Paz.
O líder Aiton Portilho apoiou a construção da chapa de consenso composta por Pedro Gomes, Juvenal e Francinaldo. “Vamos eleger novamente  o nosso Conselho Fiscal e vamos derrotar mais uma vez os inimigos do povo garimpeiro de Serra Pelada. Aiton Portilho se referiu sobre a chapa que está sendo  encabeçada por João Lepos  apoiada pelo  deputado federal Paulo Rocha. “Mais uma vez João Lepos se une com  gente  que não presta. O principal financiador da sua chapa é o  deputado Paulo Rocha que não gosta de garimpeiros  e luta na Câmara  dos Deputados  para enterrar  o projeto da nossa aposentadoria”, criticou Airton Portilho.
O líder Adilton Cardoso de Xinguará, também lançado pela Agasp Brasil para disputar a presidência do Conselho Fiscal , concordou  em retirar o seu nome para que prevalecesse a chapa de  consenso montada pelas entidades. “O que mais interessa agora para todos os irmãos garimpeiros é o alvará de lavra que será dado pelo presidente Lula ainda este mês em Curionópolis.  A desunião não interessa aos 45 mil garimpeiros de Serra Pelada que sonham com esse  grande dia”, afirmou Adilton Cardoso.
No Maranhão, estado que possui a maior quantidade de garimpeiros de Serra Pelada, o nome de Juvenal de Nunes Freire representa a unidade dessa grande maioria. Os mais de 200 representantes no estado criticaram o fato de João Lepos ter se unido  com o deputado Paulo Rocha para tentar garfar o Conselho Fiscal  com o objetivo de atrapalhar a  implantação  da mina. Paulo Rocha é considerado o algoz dos garimpeiros depois que deu uma  entrevista num  jornal do Pará afirmando que a aposentadoria dos garimpeiros, caso aprovada, provocaria um grande rombo na Previdência Social. Até mesmo o grupo que segue João Lepos estão abandonando ele. Ninguém sabe até agora qual é a doença patológica de Paulo Rocha que luta contra a aposentadoria dos garimpeiros e  faz de tudo para que o presidente Lula desista de ir a Curionópolis este mês. As investidas de Paulo Rocha  não deram certo. Na sexta-feira passada o ministro Edison Lobão voltou a afirmar que Lula e Dilma Rousseff irão ainda este mês  a Curionópolis e que amanhã, segunda-feira,  este dia  será anunciado.

Publicado no dia 13 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP ESTREIA 2ª FEIRA COM A SUA NOVA PAGINA NA INTERNET
Na próxima segunda-feira, dia 15 , o novo site da Agasp Brasil  estréia de cara nova. O novo projeto  foi desenvolvido pelo webmaster Salvino Duarte, cuja navegação é altamente dinâmica e de fácil acesso. O moderno site da Agasp Brasil  traz no topo da pagina a TV Garimpeira , alem da Radio Web Garimpeira. Uma outra novidade  da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada é quanto a sua nova logomarca. A seta amarela  simboliza a posição acedente da categoria sobre o rico solo brasileiro. Através do site  www. agaspbrasil.com.br  os milhares de garimpeiros  de qualquer ponto do país ou mesmo no exterior possam  se filiarem a  esta grande Entidade representativa da categoria.. No próximo mês a Agasp Brasil  colocará a disposição dos seus associados um serviço de  geração de boletos bancário que será emitido pelo próprio site  para pagamento de suas anuidades.  Como se vê a Agasp Brasil fica cada vez melhor.
REUNIÃO EM SANTA INES
Hoje a partir das 11 horas, ocorrerá uma grande reunião na cidade de  Santa Inês no Maranhão. Estarão presentes o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, e o presidente  da Agasp Brasil, Toni Duarte. A pauta da reunião vai  girar em torno da mobilização garimpeira para a grande recepção ao presidente Lula e ao ministro Lobão  que irão a Curionópolis neste mês de março. Alem disso o presidente Gesse Simão irá marcar o dia da eleição para a escolha do delegado regional de Santa Inês, uma das reivindicações que vem sendo feita pelos garimpeiros sócios da cooperativa na região. A delegacia  atualmente é administrada por um interventor. Amanhã domingo a comitiva mobilizadora seguirá para Presidente Dutra. Na segunda- feira  será a vez  de Codó e na terça a Coomigasp realizará reunião em Teresina, capital do Piauí.
REFORÇO ESCOLAR
Uma equipe de renomados professores  de matemática e português comandados pela professora Lucimar Góis  já estão trabalhando na confecção das provas  que  comporão o grande simuladão,  o qual será  submetido entre todos os alunos que mas se destacarem  no reforço escolar, que vem sendo feito pela Agasp Brasil em convenio com o governo do Maranhão. O critério a ser adotado é  ainda não é conhecido. Mas o Instituto Daniel de La Touche, instituição contratada que vem realizando o reforço escolar em dez municípios maranhenses informou o simulado será em cima de todo o aprendizado oferecido aos 2.400 alunos. O peso maior será em cima da redação cujo tema será escolhido pelo presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. A premiação de tres laptop oferecidos pela Agasp Brasil para os três primeiros lugares no simuladão , cresceu para dez aparelhos   que irão ser repassados aos dez melhores alunos. O presidente da Agasp informou que só receberão certificado e a garantia da inscrição ao exame nacional a ser realizado pelo Prominp o aluno que concluiu toda a carga horária do curso.   

Publicado no dia 12 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP APOIA A NOVA LEGISLAÇÃO QUE FAVORECERÁ AS COOPERATIVAS
*POR TONI DUARTE
A quem pertencem os recursos minerais brasileiros?  No Brasil pertencem  na sua maioria absoluta as  grandes mineradoras. A Vale do Rio Doce, por exemplo,  possui a concessão  de 70 % do subsolo paraense. É dona de vastas áreas de ricos minério como ouro, platina e diamantes, mas só explora ferro. A poderosa Vale não explora e não deixa ninguém explorar como é o caso das áreas requeridas por ela na região sul do Pará a onde se encontra Serra Pelada. Quando faz qualquer anuência de área requer algo de volta como fez na troca dos 100 hectares  ao pedir aos garimpeiros da Coomigasp  uma área de 45 hectares a onde fica o calcário. Ate hoje o calcário  continua intacto. Nunca  foi  retirado.
A Constituição Federal define que “os recursos minerais, inclusive os do subsolo” são propriedades da União. Já a Legislação Mineral estabelece as formas e os meios pelos quais os cidadãos ou empresas  poderão ter acesso a esses bens. Porem, a malfadada  e arcaica legislação mineral  facilita apenas para as grandes mineradoras. Os pequenos mineradores organizados em suas cooperativas  comem o pão que o diabo amassou no inferno dentro do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. O órgão é impiedoso.
É impressionante  quando uma cooperativazinha de garimpeiros requer uma área para trabalhar  seja em que parte do território nacional, ouve a pronta negativa do DNPM . Fala que  a tal área pretendida pelos pequenos mineradores já tem dono. Antigamente quem descobria primeiro a onde se encontrava o minério era o garimpeiro matreiro. Hoje que tem o poder de “adivinhão”  sem ter que andar pelas grotas  e pelos matos são os Midas da mineração. Como será que essa gente  sabe de tudo ? É de se questionar.
  Em Cavalcante, cidade fundada por um garimpeiro em 1788 entre as serras da Chapada dos Veadeiros no Estado do Goiás, a população que sempre sobrevivei da extração do manganês está  condenada a inanição. Para os seus dez mil moradores sobra apenas a poeira  do minério extraído por grandes mineradores que levam as suas riquezas para a China. A maioria das cooperativas de Serra Pelada  passaram  mais de dez anos para conseguir as suas PLG’s  junto ao DNPM. No caso da Cutia o DNPM promete de pés juntos entregar tal autorização no mesmo dia em que o Presidente Lula irá a Curinopolis entregar o Alvará de Lavra para a Coomigasp neste mês de março.
 Muitas  dessas  cooperativas tiveram que se espremerem em pequenas fatias de área para não terem que ficar em cima das áreas já requeridas pela Vale. Essa famigerada legislação que só protege os latifundiário do sub solo brasileiro tem que mudar. Esse é propósito do ministro de Minas e Energia Edison Lobão  que  enviou ao presidente Lula o projeto do novo marco regulatório da mineração a ser mandado para a apreciação do Congresso Nacional  este ano.
 De acordo com o novo projeto   o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral,  perde a função de principal  órgão fiscalizador  cuja tarefa passará para uma Agencia Reguladora da Mineração. O novo Código estabelece prazos de ate três anos para que uma empresa comece a explorar as jazidas no território brasileiro, sob pena de perder a concessão. A Vale vai ter que explorar tudo o que tem ou vai perder tudo que requereu. Essa medida vai acabar com a farra  dos chamados latifundiário da mineração a começar pela Vale do Rio Doce  que controla áreas enormes e não as explora a décadas. Essa nova medida vai beneficiar os pequenos mineradores que querem explorar, mas que não tinham chance de obter áreas porque já haviam sido requeridos pelos grandes. Daí é que vamos todos viver um novo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!