quarta-feira, 23 de novembro de 2011

QUE DIABO DE JUSTIÇA É ESSA!


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
QUE DIABO DE JUSTIÇA É ESSA! 

Os chefes da baderna e do crime em Serra Pelada continuam na impunidade. No ano passado Raimundo Maligno, Etevaldo Arantes, Rodrigo Maia , Luis  Salomé e Otacílio Rocha  comandaram  a ocupação e sabotagem da linha férrea da Vale  em Parauapebas. Por esta ação todos foram condenados pelo juiz federal de Marabá, Carlos Henrique Borlido Hadad, a pagar  uma multa que vai além de R$ 5 milhões.  Apesar disso o grupo continua agindo sem dar bolas para as  decisões proferida por Carlos Henrique Hadade que apenas ficam n o papel. Até hoje nenhum oficial de justiça da Comarca de Marabá foi capaz de localizar o endivido Raimundo Maligno apesar de andar abertamente por aí.. Neste inicio de semana ele cumpriu o que vinha anunciando a tempo. Invadiu a área do Chico Blefado para em seguida tentar sabotar as quatro sondas que realizam as pesquisas geológicas  na área da Coomigasp . O plano de paralisar os trabalhos levaria a Coomigasp a não cumpri o prazo de entrega do relatório final das pesquisas ao DNPM na data de 31 de agosto próximo. Cerca de 46 baderneiros foram presos pela Policia Militar e indiciados na Delegacia de Policia Civil de Curionópolis. Nem bem prestaram depoimento cerca de 20 desses elementos retornaram a área desafiando a ordem e a lei. A Policia voltou ao local e promoveu novas prisões. O  dublê de advogado Rodrigo Maia, um dos mais exaltado no meio dos invasores ganhou um par de algemas e levado para a delegacia. O presidente da Coomigasp Gesse Simão, esteve pessoalmente na delegacia de policia para reforçar as denuncias contras os baderneiros. “Não vamos mais ficar de braços cruzados contra as ações criminosas de Raimundo Maligno”, disse Gesse  ao mover uma ação criminal contra o presidente do combalido sindicato e seus asseclas.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA REFINARIA DISCUTIDA EM BRASÍLIA
Estão avançando  muito  as discursões  em torno dos preparativas para o inicio dos cursos de capacitação profsional para a Refinaria Premium  que será construida no Maranhão. O secretário de Trabalho do Governo do Maranhão, José Antônio Heluy, esteve ontem   em Brasília, com o coordenador do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás da Petrobras (Prominp), José Renato de Almeida. A reunião serviu para apresentar ao Ministério do Trabalho, ideias e projetos que deverão estabelecer definitivamente um plano de ação que vai preparar, profissionalmente, trabalhadores para a chegada da Refinaria Premium em Bacabeira a 60 quilometros de São Luis. Eles foram recebidos pelo secretário Nacional de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, que garantiu a realização de um Plano Setorial de Qualificação para construção civil ligado ao Prominp, que até o ano que vem, deve qualificar inicialmente 3.200 trabalhadores para as obras de implantação do empreendimento e mais 10 mil até 2013. Além destas metas, a Petrobras quer totalizar a qualificação de 22 mil trabalhadores somente no Maranhão, tanto na área de construção quanto na área de metal-mecânica, setor que precisará de mão-de-obra qualificada a partir do funcionamento da refinaria.  O cadastramento feito péla Agasp Brasil iniciado a 35 dias  atraves do site www.agaspbrasil.com.br será  finalizado na proxima terça-feira. O cadastro contendo dados dos filhos e filhas  dos garimpeiros de Serra Pelada apitos ao mercado de trabalho será entregue ao secretario de Administração  do governo do Maranhão,  Luciano Moreira e ao saenadoer Lobão Filho (PMDB-MA) um dos principais defensorres da inclusão desses candidatos aos cursos de capacitação p´rofissional para a Refinaria Premium.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
MALIGNO ENTRA COM AÇÃO NO MINISTÉRIO PÊBLICO PEDINDO A PROIBIÇÃO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Depois de ser impedido no inicio da semana passada pela policia paraense  de ocupar com 48 pessoas as áreas das montoeiras e na seqüência sabotar as quatro sondas que fazem as pesquisas geológicas na área dos 100 hectares de Serra Pelada, Raimundo Maligno agora quer impedir que os filhos e filhas de garimpeiros sejam incluídos nos programas de capacitação profissional do governo federal.
Ontem, soubemos que ele teria entrado na semana passada com uma ação de impedimento no Ministério Publico Federal em Brasília, questionando o fato da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada – Agasp Brasil,  de defender intransigentemente a inclusão de filhos e filhas de garimpeiros ao programa de capacitação profissional  que será promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Petrobrás e Governo do Maranhão voltado para a Refinaria Premium que será construída em Bacabeira a 60 quilômetros de São Luis.
Ao longo  dos anos os milhares de garimpeiros de Serra Pelada foram perversamente jogados  ao ostracismo do mercado de trabalho e marginalizados  na mais completa exclusão social fomentada pelo Estado brasileiro. No final da década de 70 até  1989 o Regime Militar se utilizou dos milhares de trabalhadores de toda a parte do país (a maioria do Maranhão),  como forma de povoar as ricas regiões minerais do Sul do Pará e como bate-pau para espantar novos  focos guerrilheiros  que antes haviam sidos dizimados pelas campanhas do Exercito na  Serra das Andorinhas.
Depois de serem usados e abusados  pela Ditadura Militar e sem qualquer serventia já no final do governo de João Figueiredo,  os garimpeiro  que tanto contribuíram com o lastro de riqueza do Brasil foram descartados sem eira e nem beira por Fernando Collor de Mello em 1992 depois de decretar o fechamento do garimpo repassando o mesmo para o controle da Vale do Rio Doce.
Milhares desses irmãos nossos  cidadãos  trabalhadores  ficaram completamente empobrecidos com suas família vivendo até hoje abaixo da linha da pobreza. O ato do governo levou ao suicídio  muitos desses pais de família que de um dia para outro perderam tudo o que investiram em Serra Pelada. A maior tragédia social dessa categoria foi vivida pelas mulheres e pelos filhos e filhas  desses trabalhadores. É justo o que nós da Agasp Brasil, defendamos  junto aos órgãos governamentais, a exemplo do Ministério do Trabalho, do Ministèrio da Educação  e o da Saúde as oportunidades que o Governo Federal vem dando aos trabalhadores  de todo o Brasil como os cursos de capacitação profissional.
É bom que se saiba que a idéia de capacitar profissionalmente filhos e filhas dos garimpeiros de Serra Pelada para a Refinaria Premium do Maranhão foi do secretario Executivo de Políticas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento. Foi ele  que na sua mais alta sensibilidade para com o povo garimpeiro de Serra Pelada    nos  sugeriu a promoção de um cadastramento para que esses jovens trabalhadores tivesse a oportunidade de serem selecionados  para participar do Plano de Qualificação Profissional, promovido pelo governo federal.
O projeto prevê a capacitação de mão-de-obra para atuar na construção civil e outras áreas da refinaria de petróleo do Maranhão. O objetivo é absorver futuramente esse trabalhadores capacitados nas obras a serem realizadas. O projeto  dará prioridade aos beneficiários com os Índices de Desenvolvimento da Família (IDF) mais baixos. O IDF avalia a estrutura familiar, o acesso ao conhecimento e trabalho, recursos, desenvolvimento infantil e condições habitacionais. A população garimpeira espalhada no Estado do Maranhão, do Piauí, Ceará ,Tocantins do proprio Pará preenche esse perfil.
Os  cursos  formarão profissionais capacitados para trabalhar como pintor, azulejista, encanador, carpinteiro, mestre de obras, desenhista, eletricista, operador de trator, gesseiro, auxiliar de escritório e almoxarife e outras áreas de grau superior.A  capacitação de trabalhadores é apenas uma das ações para inserir a população no mercado de trabalho.
A luta da Agasp Brasil desde a sua criação foi a de defender a família garimpeira e tentar  transformar as vidas destas pessoas para melhor. Por tanto é uma lastima  quando  se ver alguns parlamentares como o deputado Geovani Queiroz (PDT-PA)  serem induzidos a embarcar  no arsenal de infâmias  e achincalhamentos praticadas por Raimundo Maligno   contra os milhares de garimpeiros de Serra Pelada.
O ministro do Trabalho, Carlos Luppi, como líder maior do Partido Democrático Trabalhista de Leonel Brizola sabe da importância da nossa justa causa de defender o que é de  melhor para os jovens filhos e filhas de garimpeiros. Apesar da infame campanha feita pelo bando Maligno contra esses milhares de jovens filhos de garimpeiros tão sacrificados em todas as suas vidas, nós da Agasp Brasil vamos continuar lançando mãos de nossa força  política dentro e fora do Congresso Nacional na busca da  redenção que o povo garimpeiro precisa para ser feliz.
 * Toni Duarte é  presidente da As

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!