quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A LUTA PELA APOSENTADORIA DEVE SER DE TODOS


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
A LUTA PELA APOSENTADORIA DEVE SER DE TODOS 

* Por Toni Duarte
Chegou a hora de nos mobilizar  para que o Congresso Nacional leve a sério o projeto de lei que altera o Estatuto do Garimpeiro o qualestabelece  uma aposentadoria especial  aos mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores em todo o país e  a instituição de uma pensão vitalícia para o povo garimpeiro remanescente de Serra Pelada. É preciso  se exigir de cada um dos nossos  parlamentares  tanto da Câmara  dos Deputados quanto do Senado da Republica  para que se empenhem  pela aprovação da proposta e a sanção da nova Lei. A Agasp Brasil tem se empenhado ao maximo dentro do Congresso Nacional no convencimento aos lideres partidários pedindo  o apoio para  aprovação do projeto de autoria do deputado Cleber  Verde  que acrescenta capítulos à Lei nº 11.685 de 02 de junho de 2008, que instituiu  o Estatuto dos Garimpeiros, para regulamentar a pensão vitalícia e a aposentadoria.
Porem é muito importante que os lideres garimpeiros espalhados nas mais diversas cidades do país possam  estar mobilizados juntos as Câmaras de Vereadores  pedindo o mesmo. As lideranças garimpeiras podem pedir as câmaras de vereadores que aprovem moções de apoios e que elas possam ser enviadas aos parlamentares que formam as respectivas bancadas dos estados, aos lideres partidários  e aos presidentes da Câmara e do Senado da Republica.  
As câmaras  são  importantes  instrumentos de pressão junto aos 513 deputados  e aos 81 senadores do Congresso Nacional. Elas podem exigir  através de moções de apoio que  as bancadas de seus respectivos  estados   possam cuidar com mais prestezas do projeto de lei  que  hoje encontra-se em  tramitação na Comissão de Seguridade Social e Família, cuja a relatoria é de responsabilidade da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).  
Os lideres  garimpeiros espalhados em cada cidade do Brasil devem  fazer esse pleito. O presidente da Camara de Vereadores de  Pedreiras no Maranhão, Otacílio Tavares captou bem esse sentimento do povo garimpeiro. Ele anunciou que a camara no conjunto dos vereadores abraçaram essa causa e  farão a sua parte junto aos congressistas. “Esses trabalhadores que tanto produziram e produzem  riquezas ao país não podem ficar desamparados de um dos mais elementares direitos de um trabalhador que é a aposentadoria”, disse. Penso que chegou a hora da união de todos em torno desse proposito. Nada mais relevante na vida que não seja lutar por uma causa justa que dará dignidade aos nosso sofrido e bravo povo garimpeiro. Por tanto, vamos a luta!!

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS DE TODO O BRASIL SE UNEM PELA APROVAÇÃO DA APOSENTADORIA E PENSÃO VITALÍCIA
A grande cruzada mobilizadora de todo os garimpeiros do Brasil começa exatamente hoje, nesta segunda-feira, apesar de todas as Câmaras de Vereadores e Assembléias Legislativas de todo o país só iniciarem  as suas atividades  na primeira semana de agosto quando encerra o período de recesso parlamentar. A campanha que está sendo realizada pela Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada terá a importante participação de todas as lideranças e representantes de garimpeiros do Maranhão, Pará, Tocantins, Piauí, Ceará, Rondônia , Amapá  Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Bahia , Santa Catarina, Paraná e  Rio Grande do Sul.  A cruazada mobilizadora  reúne garimpeiros de Serra Pelada e  de todos os outros que se  encontram em plena  atividade nos garimpos do Brasil.  A estratégia política da categoria é solicitar junto as câmaras e assembléias que sejam aprovadas moção de apoio ao projeto de Lei 5227.2009 que  acrescenta capítulos à Lei nº 11.685 de 02 de junho de 2008, que instituiu  o Estatuto dos Garimpeiro. Os capítulos de  alteração no Estatuto do Garimpeiro estabelecem a aposentadoria especial para mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores de todo o país e uma pensão vitalícia aos garimpeiros remanescente de Serra Pelada. O projeto por ora se encontra na Comissão de Seguridade Social  e Família da Câmara dos Deputados e conta com a relatoria da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). Com a convocação feita pela Agasp Brasil muitas manifestações foram feitas por diversos lideres garimpeiros que estão se articulando em suas bases no sentido de fortalecer essa grande corrente. No programa "Conexão Garimpeira"   de hoje estamos tratando desse assunto com  representantes do povo garimpeiro  de varias cidades. Para ouvir o programa da Radio Web Garimpeira basta você ir ao  botão “clique aqui para ouvir”  ao lado direito do topo da pagina. Se o programa não abrir  vá diretamente na barra um pouco a baixo   aonde se encontra a janelinha “RADIO” . Abra, e clic sob o primeiro arquivo. Boa escuta.  
A Coomic na estrada
O dirigente da Coomic , Raimundo Lopes, ao receber inúmeros convites de garimpeiros  sócios da cooperativa resolveu botar o pé na estrada  a partir de ontem, domingo, quando realizou uma grande reunião em Breu Branco. Outras cidades paraenses c convidaram o líder da Coomic para informar  sobre os passos dados pela cooperativa junto aos órgão do governo federal. Hoje as 17 horas Raimundo Lopes estará em Goinesia, amanhã em Jacudá e na quarta-feira  se reunirá com garimpeiros de Abel Figueiredo,  Rondon  e Bom Jesus.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
MARIA JOSÉ SALUM ORIENTA GARIMPEIROS SOBRE APROVEITAMENTO MINERAL SUSTENTÁVEL
A diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, do Ministério de Minas, Maria José Salum em entrevista concedida ontem  e que será levada ao ar  amanhã , quarta-feira, através do programa Conexão Garimpeira da  sua Radio Web Garimpeira, disse que as cooperativas tem que se organizar melhor no que diz respeito ao aproveitamento mineral  existentes em suas áreas requeridas legalmente.Formada em engenharia  de minas e Doutora em tecnologia mineral, Maria José Gazzi Salum, que esteve na linha de frente do desenvolvimento da RedeAPLmineral  e  do   Programa Nacional de Extensionismo Mineral lançado no ano passado pelo ministro de Minase Energia Edison Lobão, disse que o objetivo dessas ações  é o de dar a capacitação , o conhecimento e a informação aos pequenos produtores da mineração no seu próprio local de atuação. Na entrevista  Maria José explica como funciona o programa de Extensionismo Mineral e o que está sendo feito pelo MME para melhorar o programa para a inclusão digital de todos  através dos telecentros.  Maria Jose também fala  ainda da importância do Portal Por Mim  em apoio ao pequeno produtor mineral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!