quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GESSÉ PEDE MELHORIA NO CONTRATO


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSÉ PEDE MELHORIA NO CONTRATO 

O governo federal e o governo do Estado do Pará já anunciaram que o contrato feito entre a Coomigasp e Colossus para a prospecção de ouro na área dos 100 hectares da cooperativa é bom. Mesmo assim, o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, vai renegociar alguns pontos do contrato por julgar que alguns itens diluem  a parte que cabe aos garimpeiros  no empreendimento da mina.  A iniciativa faz parte de um dos “Cinco Compromissos” de Gessé ao se tornar  presidente em janeiro deste ano. Para cumprir o que disse o dirigente da cooperativa está de viagem marcada para Toronto, Canadá.
“Não vamos entrar no jogo de meia-dúzia de “lideres” salafrários ou de intrusos  forasteiros que estão agindo a serviço de forças ocultas e poderosas  que fazem de tudo para  que ocorra uma quebra de contrato com o objetivo de   melar a implantação de um projeto que visa gerar renda e emprego a milhares de famílias do povo garimpeiro. Mas também, como dirigente da Coomigasp, devo lutar para que o contrato entre cooperativa e investidores canadenses seja melhorado e  garantir melhores ganhos aos garimpeiros” , explica  Gessé Simão ao anunciar a importância da sua viagem a Toronto nos próximos dias.
Gessé está certo. Essa rediscussão cabe tão-somente aos dirigentes da cooperativa e não ao mal-intencionado bando maligno e muito menos a qualquer outra cooperativa que não tem nada haver com a Coomigasp, como é o caso do  presidente da Coompro, Otacílio Rocha e de Marilene presidente da Coompag. No caso das invasões tanto da cooperativa no ano passado como essa ultima nas área das montoeiras ambos são acusados de darem suportes aos invasores ao lado de Raimundo Maligno e Etevaldo Arantes.
Ainda em campanha para a presidência da Coomigasp em dezembro do ano passado, Gesse fez a sua caminhada ao lado da Agasp Brasil, Abasp e Freddigasp  pelo interior do Pará, Maranhão, Tocantins  e do Piauí com uma proposta bastante assimilada e aplaudida  pelo povo garimpeiro.
As propostas eram : iniciar a luta  para a derrubada dos 78 precatórios que querem garfar o dinheiro da Caixa; lutaria ainda  pela completa reformulação estatutária da cooperativa;  pela implantação das delegacias regionais; pela pensão vitalícia e pela rediscussão contratual entre Coomigasp e Colossus  visando  a definitiva implantação do projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada. Partes desses compromissos estão cumpridos, outros em andamentos.
No próximo dia 10 a Coomigasp pode ferir de morte a gula dos tubarões que há mais de 20 anos lutam para engolir todo o dinheiro da Caixa e ainda uma boa parte do dinheiro da prospecção do ouro como pagamento de uma divida que não foi feita pelos garimpeiros. Para este dia a juíza Patrícia Marques Barbosa, titular da 2º Vara Cível, de Imperatriz do Maranhão, convocou para as 9 horas da manhã uma penca de envolvidos no processo de cobranças contra a Coomigasp.
A diretoria comandada por Pedro Bernadino da Costa, foi quem mais construiu esses processos fraudulentos contra a cooperativa. Contou com a desídia e a malandragem jurídica do advogado Célio Fernandes Joaquim e de terceiros incautos. Essa ação de justificação na Justiça encaminhada por Gessé pode derrubar definitivamente os precatórios fraudulentos.
A reforma estatutária realizada em fevereiro passado dotou a Coomigasp de uma  nova dinâmica. O novo estatuto proporciona a descentralização da cooperativa que só podia antes  atuar em Serra Pelada. Essa reforma foi importante para a criação das delegacias regionais como forma de proteger aqueles garimpeiros que moram distante e que a eles fossem garantido a sua participação  em assembléias convocadas  sem terem que se deslocarem a Serra Pelada.
É notória a ativa participação  de Gesse no que diz respeito a luta pela pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada numa campanha  turbinada pela Agasp Brasil. O dirigente da Coomigasp vai abrir mão para que os mais de R$ 350 milhões das sobras do ouro e do paládio depositados na Caixa ganhos na justiça pela Coomigasp sejam todos revestidos para um fundo a ser usados para o pagamento de uma pensão vitalícia aos garimpeiros na faixa etária de 50 anos de idade.
Agora com a aproximação da entrega do resultados das pesquisas ,Gessé sabe que  chegou a hora de renegociar alguns pontos do contrato que segundo ele dilui a participação que o garimpeiro tem direito nos lucros da prospecção do ouro primário. “Vamos fazer isso com responsabilidade”, avisou.
Gesse sabe o que fala. Ninguém quebra um contrato como a meia-dúzia de salafrários quer, sem que haja o ressarcimento da parte prejudicada. A Colossus já investiu alguns milhões de reais em pesquisas geológicas as quais pretende entregar o relatório no próximo dia 31 de agosto com a Coomigasp ao Ministério de Minas e Energia.
Se houver uma quebra contratual agora como alguns arautos da terra arrasada desejam quem indenizaria a Colossus? Seriam os garimpeiros? E co

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PROGRAMA DE RADIO "CONEXÃO GARIMPEIRA" RETORNA AMANHÃ
Depois de alguns ajustamentos em nossos equipamentos amanhã, terça-feira estaremos retornando com o programa “Conexão Garimpeira” que ficou fora do ar por exatos 22 dias. No Conexão de amanhã você vai acompanhar uma entrevista com o advogado Adebral Junior, que foi contratado pela Agasp Brasil para mover uma ação de anulação da eleição feita por Raimundo Maligno no mês de março que o elegeu novamente presidente do Singasp. Apenas 52 pessoas, todos do movimento sem-terra travestidos de garimpeiros, participaram da eleição e elegeram Maligno. Numa outra entrevista você vai acompanhar o que diz o líder garimpeiro Neuton Paulino de São Geraldo do Araguaia sobre o apoio conseguido junto a governadora Ana Júlia Carepa ao projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada.
Aposentadoria
Está marcado para amanhã, terça-feira, um encontro com a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) que é a relatora do projeto de lei de autoria do deputado Cleber Verde que cria a aposentadoria especial para garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia de três salários mínimos para os garimpeiros remanescentes de Serra Pelada. A ela vamos pedir que o projeto seja colocado logo  em votação na próxima semana na Comissão de Seguridade Social e Família  da Câmara  da qual é a presidente.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PRAZO PARA CADASTRAMENTO PARA CAPACITAÇÃO TERMINA DIA 18
A  Agasp Brasil resolveu prorrogar para o dia 18, sábado, como o ultimo dia para o cadastramento de “capacitação profissional”para filhos e filhas dos garimpeiros de Serra Pelada. A listagem com todos os candidatos será entregue no próximo dia 22 ao secretario executivo de Políticas Publicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, e para o secretario de Administração do Governo do Maranhão, Luciano Moreira que integra  o Comitê Gestor de Implantação da Refinaria Premium I da Petrobrás, no município de Bacabeira, município distante 60 km de São Luís.
As Universidades  do Maranhão e a Fapema estão em constantes reuniões com o propósito de oferecer em pequeno, médio e longo prazo uma oferta de bons profissionais neste processo. Entre as diversas prioridades do Conselho Gestor é a  capacitação de uma mão de obra local, projeto este que será tocado pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp). Dentro deste programa, o Governo do Maranhão vai contribuir com a oferta de cursos de curto prazo afim de não deixar os trabalhadores do Maranhão fora deste grande investimento. O Centro de Capacitação Tecnológica vai preparar e qualificar pessoas na área da construção civil como passo inicial.
Estamos no ar
O Programa de Radio Conexão Garimpeira desta terça-feira já está no ar. Muitos temas importantes estão sendo abordados. Para ouvi-lo é só clicar em cima da palavra “tocar” no topo da pagina ao seu lado direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!