quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O QUE FALTA PARA EXPULSAR O MALIGNO DA COOMIGASP?


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
O QUE FALTA PARA EXPULSAR O MALIGNO DA COOMIGASP? 

A tentativa criminosa de invasão da Coomigasp por meia dúzia de desocupados comandados por Raimundo Maligno e Etevaldo Arantes está enchendo de revolta aos mais de 40 mil garimpeiros de Serra Pelada. A ação dos vândalos tem o objetivo de sabotar os trabalhos da sonda impedindo que o relatório final das pesquisa seja entregue no próximo dia 31 de agosto ao governo federal.   Em janeiro passado  milhares de garimpeiros da Coomigasp se reuniram em assembléia geral para reformular o estatuto. No novo Estatuto  foram aprovados alguns artigos  que prevêem expulsão sumaria a aqueles sócios que  agem de forma criminosa contra os mais altos interesses da cooperativa. Pergunta-se: O que falta para que esses artigos do Estatuto  sejam aplicados contra  Maligno, Etevaldo , Marilene , Otacilio e bando? Ou Gesse faz isso ou  eles irão fazer isso  com o próprio  Gessé.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
O SINGASP NO BURACO
A chefe da Divisão da Coordenação Geral  de Registro Sindical do Ministério do Trabalho e Emprego, Ana Maria Valentini Hess informou  que o pedido de alteração  estatutária  do Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada , SINGASP, requerido por Raimundo Maligno  através do processo 46000.0113152003-34,  encontra-se retido  no Ministério do Trabalho desde 05 de abril de 2006 pelo não cumprimento  de prazos  e porque o Estatuto omite no seu artigo 1 a própria categoria.  Por conta disso o registro sindical do Singasp foi cassado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Daí que se associou a este sindicato e pagou durante anos pode esquecer: perdeu tudo.
 O COMPROMISSO DE ELCIONE
A deputado Elcione barbalho (PMDB-PA)  disse que até no final desta semana estará concluindo o relatório do  Projeto de Lei 5227/2009, do deputado Cleber Verde que acrescenta capítulos ao Estatuto do Garimpeiro, Lei 11685/2008. Ela disse que vai acatar a reivindicação feita pela Agasp Brasil mantendo a faixa etária de 50 anos de idade para que os trabalhadores remanescente de Serra  Pelada tenham o direito de receber uma pensão vitalícia  de três salários mínimos. Já para a categoria garimpeira  do resto do país a deputada manterá a faixa etária de 60 anos para obter a aposentadoria especial até dez salários mínimos, conforme prevê o projeto de autoria de Cleber Verde. A deputada paraense  disse ainda que é quase certo que o presidente da Casa, Michel  Temer (PMDB-SP)  coloque em discussão do plenário a matéria sem antes passar pelas outras comissões.
 PAU NOS BADERNEIROS
Depois que a policia prendeu 48 invasores baderneiros  que chegaram a  ocupar a área do Chico Blefado em Serra Pelada  para sabotar as  sondas  da Coomigasp, todos eles comandado por Maligno e o escroque  Etevaldo Arantes, pelo menos 16 deles,  ousada mente, retornaram a área. Desta vez a PM não foi tão mansa   como na primeira vez. Mandou paulada no lombo dos bichos. Foi um corre-corre para dentro do mato. A área amanheceu  hoje tranqüila novamente. Um sugeito chmado Vicente de Imperatriz que se diz porta-voz de Raimundo Maligno  foi pregso e algemado depois de ter usado o nome da governadora do para Ana Julia carepa. So Parfa lembra este tal Vicente  foi um dos informantes ao lado  
 O COMPROMISSO DE ANA JULIA
A governadora Ana Julia Carepa  do Pará  disse durante um ato publico em São Domingos do Araguaia,  na ultima quarta-feira, que  apóia o projeto de Desenvolvimento Mineral  de Serra Pelada e está disposta a ajudar em tudo o que for preciso, inclusive, determinar  que a Policia Militar para  não permitir as ações de vândalos e outros crimes na ragião de Serra Pelada. Foi com essa determinação que o Coronel  Eder  destacou o capitão  Miranda para promover a desocupação de 48 baderneiros que invadiram a área do Chico Blefado.
 O COMPROMISSO DE ZE GERALDO E BERNADETE
 A governadora disse ainda que o governo está pronto para analisar e deferir  sobre a licença ambiental  do projeto de implantação da mina. O deputado federal Zé Geraldo (PT) e da deputada estadual Bernadete  Ten Caten (PT), afirmaram que o projeto de Serra Pelada é muito bom porque vai ajudar a melhorar a qualidade de vida de toda uma população.  O deputado Zé Geraldo tirou todas as duvidas sobre o projeto e sobre o contrato entre Coomigasp e Colossus. Ele  disse que não existe um projeto melhor no mundo do que o de Serra Pelada. Os dois parlamentares  estão dispostos a fazer tudo para que o projeto seja implantado definitivamente  antes de fevereiro do próximo ano. A busca pelo importante apoio  dos dois parlamentares  foi feita pelo nosso combativo companheiro Neuton Paulino,  o maior líder garimpeiro de São Geraldo do Araguaia e de todo o Pará. A garimpeirada de do o Brasil  agradece o esforço de Neuton. Valeu , companheiro.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP DE BELÉM APROXIMA OS POLITICOS DA CAUSA GARIMPEIRA
Foi um lapso nosso  ao não registrar o esforço político que vem sendo feito por todos os nossos companheiros da Agasp Regional de Belém, junto aos parlamentares paraenses no sentido de dota-los de informações precisas sobre Serra Pelada e os projetos de desenvolvimento mineral que vem sendo tocados pelas cooperativas como Coomigasp e Coomic. O nosso companheiro Jadiel Silva , presidente da Agasp Regional de Belém, tem sido um dos maiores porta-vozes dos mais altos  interesses dos garimpeiros neste sentido. Para Jadiel  os garimpeiros estão todos de parabéns  porque a Coomigasp deve consolidar as suas pesquisas no dia 31 de agosto enquanto  a  Cooperativa da Cutia receberá  a sua Permissão de Lavra Garimpeira  pelo DNPM de Brasília  por todo esse mês. E por Falar na Regional de Belém, os seus dirigentes estão fazendo um mutirão de filiação dos  garimpeiros da região  junto a Agasp Brasil. “A expectativa de sair o direito de uma pensão vitalícia para os garimpeiros de Serra Pelada  na faixa etária de 50 anos de idade tornou-se um dos maiores atrativos para a procura por filiações a nossa entidade maior”, disse Jadiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!