quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GOVERNO PROMETE REALIZAR JUNTO COM A AGASP BRASIL NOVO REFORÇO ESCOLAR A PARTIR DE JUNHO


Publicado no dia 17 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GOVERNO PROMETE REALIZAR JUNTO COM A AGASP BRASIL NOVO REFORÇO ESCOLAR A PARTIR DE JUNHO 

O secretario de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão, Lauro Assunção, garantiu  durante a solenidade de entrega dos certificados aos 2.400 jovens filhos de garimpeiros ocorrido na ultima sexta-feira em São Luis , que a segunda etapa  do reforço escolar em parceria com o governo do Estado e a Agasp Brasil  será realizada a partir de junho. O próximo projeto  será voltado para beneficiar cerca de 5 mil pessoas em 15 municipios .Ele avaliou como um grande sucesso  a primeira etapa do  reforço escolar tocado pela entidade dos garimpeiros. “Não tenho duvida de que uma segunda etapa desse mesmo projeto será cercado de êxito”, disse o secretario. O ex-seceratrio de Ciencia e Tecnologia ,deputado federal Waldir Maranhão também afirmou que uma segunda etapa desse reforço  é de grande importância  porque visa preparar a juventude trabalhadora maranhense a disputarem através do exame nacional do Prominp uma vaga de trabalhado na refinaria Premium da Petrobras que esta sendo instalada no Maranhão. O senador e ex-ministro Edison Lobão  presente a festa da conclusão do curso ocorrida no salão de eventos do multcenter Sebrae destacou a importância desse primeiro  reforço escolar promovido pela Agasp Brasil e disse  que o governo de Roseana  apoiará sempre projetos como esses  que visam preparar população do Maranhão a se inserir ao mercado de trabalho.

PROJETO DE APOSENTADORIA
A partir desta semana será decido dentro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados  se o deputado Pepe Vargas (PT-RS) fica ou não com a relatoria do Projeto de Lei  5227/2009 que estabelece uma aposentadoria especial  aos garimpeiros e uma  pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. O PL se encontra estagnado nas mãos do deputado gaucho desde o ano passado quando o tema foi objeto de uma audiência publica  realizada a pedido da Agasp Brasil . Quem pediu para Pepe Vargas fazer de tudo para "enterrar" o projeto foi o deputado e ex-ministro da Previdência, Jose Pimentel (PT-CE) e o mensaleiro deputado Paulo Rocha (PT-PA).

Esta semana o deputado Cleber Verde que passou ser membro da Comissão de Finanças e Tributação está solicitando para que Pepe Vargas apresente o projeto para discussão ou designem outro relator.  Designando ou não, o fato é que a Agasp Brasil está convocando os garimpeiros a se fazerem presentes na manhã do dia 26 de maio (uma quarta-feira) às 9 horas , para ocuparem novamente o plenário da Comissão de Finanças e Tributação.“Vamos promover um apitaço para dizer a Pepe Vargas e a todos membros da Comissão que chega de sacanagem. Uma categoria não pode ficar prejudicada ao bel prazer  de alguns politicos que não tem compromisso  com o povo brasileiro.  reagiu o presidente da Agasp Brasil.

Toni Duarte  convocou os garimpeiros para uma grande reação. Ele disse que  está na hora dos garimpeiros do Estado do Pará, do Ceará e do Rio Grande do Sul tomarem posições firmes nesta eleições votando contra Paulo Rocha, Jose Pimentel e Pepe Vargas que vem prejudicando a categoria defendendo a não aprovação do Perojeto de Aposentadoria com o argumento de que os garimpeiros irão provocar um rombo na Previdencia." quem está provocando um rombo na Previdencia é gente  como Paulo Rocha que nunca trabalhaou na vida e com apenas tres mandados de deputados federal dados pelo enganado povo paraense já pode contar com uma gorda aposentadoria", disse o dirigente  da Agasp Brasil.

Publicado no dia 15 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
OS 15 MAIS CLASSIFICADOS QUE SERÃO PREMIADOS

Publicado no dia 13 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
CENTENAS DE GARIMPEIROS VÃO ESTÁ COM LOBÃO NESTE SÁBADO
O Boi de Morros vai ser a grande atração do ato solene da certificação do reforço escolar oferecido pela Agasp Brasil aos 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada que acontece no próximo sábado, as 15 horas, no salão de eventos do Multcenter Sebrae em São Luis. O senador Edison Lobão já confirmou a sua presença. O presidente da Coomigasp Gesse Simão e o vice-presidente da Colossus Minerals Inc., Heleno Costa chegam a São Luis por todo o dia de hoje.

O ex-secretario de Ciência e Tecnologia, deputado federal Waldir Maranhão, será homenageado pelos filhos e filhas de garimpeiros. Lobão e a governadora Roseana Sarney, também. As caravanas dos 10 municípios do Maranhão os quais foram instalados as salas de aulas para o reforço escolar começam a chegar à capital nesta sexta-feira. A lista dos que mais se destacaram no curso será divulgada a amanhã através do jornal  O  Imparcial  e através site wwww.agaspbrasil.com.br.

A direção da Agasp Brasil decidiu que os  cinco primeiros colocados no curso do reforço escolar  receberão como premio uma vaga de emprego nas empresas do Grupo Difusora oferecidos pelo empresário e político Edison Lobão Filho. Do 6º lugar ao 15º serão agraciados com um laptop. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte que já se encontra na capital dos maranhenses classificou como de grande importância essa primeira etapa do reforço escolar e espera sensibilizar o governo do Estado em aprovar a segunda etapa do reforço escolar voltado para 5 mil pessoas em 15 municípios maranhenses.

uma parceria entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada e a empresa canadense Colossus Minerals Inc. A concessão permite  desenvolver uma atividade mineira de forma mecanizada, de forma a impedir uma lavra rudimentar, a não ser em remanescentes de rejeitos.

 A exploração do minério será feita com o desenvolvimento de uma mina subterrânea, que terá uma rampa de acesso de 1,6 mil metros para a entrada de equipamentos. A concessão  permitirá a empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE) explorar os recursos minerais revelada  conforme pesquisas preliminares possuir ainda  33 toneladas de ouro, além de 6,7 toneladas de platina e de 10,6 toneladas de paládio.

Ainda este mês um grande seminário será realizado pela parceria Coomigasp e Coolossus para repassar aos garimpeiros  sobre esse novo cenário da mineração que será implantado em Serra Pelada. O objetivo é mostrar as grabndes diferenças entre o que foi o maior garimpo a céu aberto do mundo o foi  fechado em 1992 e o que será daqui por diante na forma de uma mina.

Tudo será completamente preparado para a implatação da mina. Até mesmo o acesso de 30 quilômetros de lama e chão batido de uma estrada que liga Serra Pelada ao km 16 da a PA-275, ganhará asfalto de primeira qualidade. A parceria Coomigasp e Colossus assinou um convenio de R$ 9 milhões com a prefeitura de Curionópolis para realizar obras na região.

de nome Ceará, vaqueiro de Genésio que encontrou uma pequena pepita.

Qualquer que seja a estória o fato é que o Exercito que se encontrava na região despovoada nas confluências da Serra das Andorinhas depois de aniquilar a guerrilha do Araguaia foi quem se incumbiu de espalhar  a estória do  achado de ouro em Serra Pelada, atraindo a corrida de milhares de pessoas de todo o país para o garimpo feito a mão. O Governo Militar aproveitou a grande onda para enviar funcionários de seus órgãos de segurança com a finalidade de manter a ordem.

Em março de 1980, com a descoberta de enormes pepitas de ouro no local denominado Morro da Babilônia; com destaque para a maior pepita de ouro em exposição no mundo, com peso de 62,1 quilos e que pode ser vista no Museu de Valores do Banco Central, a população garimpeira chegaria a 120 mil pessoas, direta ou indiretamente envolvidas com o garimpo, havendo a partir daí flutuações nessa população .Ao término de 1981, mais de 10 toneladas de ouro haviam sido retiradas do garimpo.
Aspectos Geológicos de Serra Pelada
A seqüência sedimentar é composta, na sua porção basal por arenitos conglomeráticos, conglomerados e arenitos na base, os quais gradam em direção ao topo para siltitos vermelhos e argilitos. A mineralização de ouro apresenta controle litológico e estrutural, sendo que a maior concentração de ouro está relacionada ao controle estrutural.

Como era feito a extração na época do garimpo
A extração de ouro de Serra Pelada era efetuada nas aluviões, e na rocha primária. As aluviões encontradas nas grotas da região eram explorados com abertura de poços e trincheiras até atingir o cascalho aurífero de onde o ouro era recuperado manualmente com auxílio de uma bateia ou eram levados até rudimentares aparelhos concentradores. Já na rocha primária, o desmonte era feito sob a forma de bancadas para evitar desmoronamentos. Apesar disso, as frentes de trabalho dos garimpeiros, por eles denominadas de Babilônia I e Babilônia 2 , foram diversas vezes interditadas para que se fizessem rebaixamentos.

A qualidade do minério
Uma característica peculiar do ouro de Serra Pelada é a quantidade de paládio – um elemento do grupo da Platina - que ocorre junto com o ouro e que determinava as variedades comercializadas no garimpo, e que era respectivamente o ouro amarelo, com 1 a 2% de Paládio: o ouro fino, com 6 a 7% de Paládio e o ouro bombril, com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!