quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ENTIDADES GARIMPEIRAS REAGEM CONTRA VENTURA


Publicado no dia 23 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ENTIDADES GARIMPEIRAS REAGEM CONTRA VENTURA 

Cerca  de 250 lideres garimpeiros  de Serra Pelada vindos de varias cidades  do Maranhão, Pará, Piauí e do Tocantins  se reuniram durante todo o dia de ontem na cidade de Imperatriz. Os lideres  se manifestaram contrários a ação encabeçada pelo ex-interventor da Coomigasp, Guilherme Baptista Ventura  que vem se utilizando de um pequeno grupo de baderneiros com o objetivo de promover a badernar durante a  entrega da concessão de lavra para a cooperativa marcado para o próximo dia 7 de maio. Ninguém sabe até agora qual o interesse do ex-interventor da Coomigasp em querer espalhar a discórdia no meio garimpeiro. Quando a cooperativa dos garimpeiros de Serra Pelada atravessava uma turbulência  em 2009 , o Poder Judiciário paraense  decretou a intervenção. e ao ministro Edison Lobão. Ventura havia convocado uma reunião com garimpeiros  na  praça Brasil da cidade de Imperatriz  utilizando o seu grupo de aloprados para pregar intervenção novamente na cooperativa.  “Ele atira a pedra e esconde a mão”, acusou o líder garimpeiro Adalto Gomes de São Domingos do Araguaia que participou  da reunião de ontem em Imperatriz pedindo as Entidades  que formulasse denuncia conjunta contra Guilherme Ventura o responsabilizando por qualquer atitude danosa contra a Coomigasp que prepara o grande encontro dos garimpeiros com o presidente Lula em Curionópolis. As desconfianças das lideranças edil;ão de Ventura com esse grupo  comandado por Alexandre  é tão estreita que  ano passado ele fez de tudo para que o  ministro Edison Lobão recebesse o mesmo  em Brasília. Essas ações  de Ventura agindo na moita para desestabilizar o processo de desenvolvimento da mina de Serra Pelada levou as lideranças garimpeira a questionar  o  seu desleal comportamento. Nunca deu explicações convincentes porque deixa que um grupelho de porra-loucas fale em nome dele nos veículos de comunicação de Imperatriz sempre ameaçando implodir o projeto de desenvolvimento de Serra Pelada.  Ate hoje  o coronel nega e jura de pés juntos dizendo não ter nada com isso. “Como um homem de bem  pode deixar que algumas pessoas use o  seu bom nome para promover a baderna   e não faz nada para evitar isso?”, questionou o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, presente a reunião de Imperatriz. Os presidentes de todas as entidades garimpeiras resolveram formular denuncias  contra o Coronel Guilherme Ventura junto a Câmara Municipal de Imperatriz, Assembléia Legislativa do Maranhão, OAB, Governo do Estado do Pará e Senado da Republica.

Publicado no dia 22 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
O PAPELAO DE PEPE VARGAS E PAULO ROCHA
O deputado Pepe Vargas (PT-RG) enterrou de vez dentro da Comissão de Finanças e Tributação o projeto de lei 5227 de 2009  atendendo pedido  nojento feito pelo deputado Paulo Rocha (PT-PA) e pelo ex-ministro da Previdência e agora deputado Jose Pimentel (PT-CE). Quem é Paulo Rocha? É um deputado do Pará que não tolera garimpeiro e os chamam de malandros; que trabalha para que o alvará de lavra não seja dado a Coomigasp no próximo dia 7 de maio; que afirma que uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada vai provocar um rombo na Previdência Social. Paulo Rocha que agora quer ser Senador da Republica é também aquele deputado que é investigado no inquérito 2245 do Supremo Tribunal Federal por  ter se  envolvido  no esquema do mensalão com a sua assessora  Anita Leocádia, que sacou  R$ 420 mil em contas de Marcos Valério.

Foi para atender a esse homem que se diz representante do povo  que o coveiro deputado  gaúcho  enrolou,  enrolou e levou no bico a categoria. Não apresentou o relatório e  não deixou que nenhum outro deputado ligado a comissão relatasse o PL que estabelece uma aposentadoria especial  aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. 

Mas nem tudo está perdido. Como houve perda de prazo para que o coveiro Pepe Vargas apresentasse o relatório, a Agasp Brasil pediu ao deputado Cleber Verde, autor da proposta que  enviasse requerimento ao presidente da Câmara Michel Temer (PMDB-SP) para que o PL 5227 fosse remetido para analise da  Comissão de Constituição e Justiça e em seguida ao Plenário.

O PL deve chegar no decorrer da próxima semana na CCJ para escolha de um novo relator. O deputado Flavio Dino (PC do B – MA), também a pedido da Agasp Brasil, afirmou que irá defender o projeto. Dino conhece de perto a causa garimpeira e deu a sua grande contribuição  ao dar o seu voto favorável como relator do projeto de lei que criou o Estatuto do Garimpeiro na Comissão de Constituição e Justiça no final de 2008.

PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA
O delegado de Curionópolis, Andre Luis Albuquerque informou que abriu inquérito policial contra  Reinaldo Mendonça e Jose Saraiva  por porte ilegal de arma. Os dois estavam em companhia do pastor Alexandre  dentro de um carro quando foram presos pela PM. Dentro do veiculo havia uma arma. O delegado afirmou que depois de apurar o caso resolveu não autuar em fragrante delito o pastor Alexandre , apesar de se encontrar no meio do grupo.  Na policia o grupo afirmou que estavam em Curionópolis para dar entrada de um processo contra a Coomigasp. Segundo eles a Coomigasp teria ficado com uma área pertencente a eles. Alexandre se diz presidente de uma associação de garimpeiros criada recentimente  em Imperatriz  e é acostumado a atacar de forma feroz  em seus planfetos e atraves de emissoras de radio a Coomigasp e a Agasp Brasil e a honra de seus dirigentes . O presidente da Coomigasp Gesse Simão disse que a cooperativa detém sua área outorgada pelo DNPM. "Esse  pastor  é um louco que vive criando problemas no meio garimpeiro, inclusive pregando a minha morte", disse Gesse.

Publicado no dia 21 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PASTOR ALEXRANDE DE IMPERATRIZ É PRESO PELA POLICIA EM CURIONÓPOLIS
Eles estavam todos em condições muitos suspeitas. O carro celta prata  , placa NHK 0614 -MA, ocupado pelo grupo já havia passado por três  vezes em frente ao prédio da Coomigasp  na avenida Pará  causando estranheza  de moradores  e de uma patrulha da Policia Militar comandada pelo capitão Gleydson.  A policia agiu. O grupo comandado pelo  pastor Alexandre Vieira, morador de Imperatriz,  foi preso em flagrante por porte ilegal de arma, segundo informou os policiais militares que participaram da operação. No carro havia uma arma de fogo  que  segundo ainda os policiais estava em poder  de Ronaldo Queiroz conhecido  por "Pernambuco" que negou ser o dono.

O pastor Alexandre Vieira  nos últimos meses vem pregando  a  baderna no meio garimpeiro . No ano passado chegou a convocar uma reunião na praça Brasil de Imperatriz  com o objetivo de pregar intervenção na cooperativa e obstruir a Belem /Brasilia. 

Desta vez o desgarrado pastor  foi alem do discurso  e acaboui sendo preso com a sua turma em condiçoes suspeitas, segundo a Policia Militar da cidade de Curionopolis. O capitão Gleydson , oficial responsável pela segurança ,  comandou pessoalmente a operação abordagem e prisão do grupo. Agora o  pastor Alexandre terá que se explicar porque estava comandando o grupo armado e com que propósito. 

MEGA REUNIÃO DE LIDERES EM IMPERATRIZ
Amanhã, a partir das 9 horas, cerca de 400 representantes garimpeiros com atuação no Maranhão,  Pará, , Tocantins, e no Piauí, estarão se encontrando em Imperatriz /Ma  . Na pauta  de discussão estão itens importantes  a ser debatidos como a  mobilização que vem sendo feita  para  levar 50 mil garimpeiros a participarem da mega  recepção ao presidente Lula  que irá a Curionópolis no próximo dia 7 de maio  fazer a  entrega da concessão de lavra  da Coomigasp. Uma outra questão é quanto ao encaminhamento da chapa única  apresentada pela  Entidades Agasp Brasil, Abasp, Freddigasp e Amosp para o novo Conselho Fiscal  da cooperativa. Os nomes de Pedro Gomes, Juvenal de Nunes Freire e Frascinaldo de Serra Pelada  foram os nomes definidos pelo conjunto da sociedade e serão eleitos pela assembléia geral  convocada para este fim a ser realizada  na manhã do dia 7 de maio .

O CANDITADO DO ATRASO
Enquanto isso a turma do atraso resolveu apoiar o nome de João Lepos, aquele  que foi derrotado na ultima eleição para a presidência da Coomigasp obtendo  apenas 134 votos. Os 40 mil garimpeiros de Serra Pelada nutrem uma grande rejeição ao nome de "João lepra" como é conhecido. Em 2002 quando foi presidente da Coomigasp  João Lepos se colocou contrario a inclusão desses garimpeiros no quadro da cooperativa de onde haviam sido expulsos por Sebastião Curió. O ex-presidente da cooperativa, Josimar Elisio Barbosa foi muito mais importante no processo de readequação da maioria dos garimpeiros da Coomigasp do que o antipático João lepra.

ATO SOLENE DO REFORÇO ESCOLAR
Já está devidamente acertado para acontecer no MultCenter Sebrae em São Luis  o grande ato solene da entrega de certificados da conclusão do reforço escolar dos 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada.  A festa solene ocorrerá no dia 17 de maio, as 15 horas. O senador Edison Lobão já confirmou presença. A governadora Roseana Sarney e o deputado Waldir Maranhão também participarão do evento que será realizado pela Agasp Brasil.  O presidente Toni Duarte já tem garantido os dez laptops para agraciar os dez primeiro colocados durante o curso. Ele também anunciou que a segunda etapa do reforço escolar está previsto para iniciar durante a segunda quinzena do mês de maio  em 15 municípios do Maranhão. Cerca de 5 mil pessoas participarão do segundo reforço escolar oferecido pela Agasp Brasil  com a parceria do Governo do Maranhão. As inscrições gratuitas continuam abertas através do site www.agaspbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!