quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O PAPEL DA AGASP BRASIL NAS VIDAS DOS FILHOS E FILHAS DE GARIMPEIROS


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
O PAPEL DA AGASP BRASIL NAS VIDAS DOS FILHOS E FILHAS DE GARIMPEIROS 

O peso da qualificação, competência e educação aumentaram nos últimos anos  como condições para o ingresso de qualquer cidadão brasileiro ao mercado de trabalho. Nos últimos  três meses a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada  iniciou uma pesquisa com o objetivo de analisar  a estrutura da pirâmide do status da educacional  de três mil filhos e filhas  de garimpeiros de Serra Pelada. Os dados  revelam que 65%  dessas pessoas estagnaram no ensino fundamental , antigo primeiro grau. Os dados da nossa pesquisa retratam ainda  que 30%  conseguiram  concluir o  ensino médio   e apenas 5% chegaram ao ensino superior.
Se comparados com os seus pais  cerca de 35% continuam iguais a eles  no status do conhecimento. Em outras palavras, a maioria dos filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada  está em melhores condições do que a de seus antecedentes. Ainda assim estão em desigual desvantagem em relação aos concorrentes  para se submeterem a um exame nacional a exemplo do que será realizado pelo PROMINP  da Petrobrás  que a partir de janeiro vai  capacitar trabalhadores para a Refinaria Premium a ser instalada no Maranhão.
Foi diante desse quadro revelador que a Agasp Brasil se adiantou a apresentar um projeto ao Governo do Maranhão pedindo ajuda numa espécie de aulas preparatórias aos filhos e filhas de garimpeiros inscritos aos cursos de capacitação  através da nossa pagina www. Agaspbrasil.com.br. A proposta muito bem aceita pelo secretario de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão e pelo secretario de Administração e Previdência, Luciano Moreira despertou  ao  governo do Estado  o interesse de  absorver o projeto da Agasp Brasil que visa direcionar a esse segmento a oportunidade de passar por um  reforço escolar  em matemática e português. Serão instalada  pelo governo cerca de 200 salas de aulas em varias cidades do Maranhão para reforço escolar que iniciará a partir do mês de setembro  e vai até novembro.
A nossa luta é ajudar a essas pessoas humildes e sem muitas oportunidades na vida a subir os degraus da pirâmide social. Ninguém faz isso sem que  não seja pelo viés da educação e do conhecimento. A estrutura social brasileira é resultado de um mercado muito mais competitivo, bem diferente do contexto da época dos pais garimpeiros. Cada vez mais, as empresas exigem maior número de atributos de seus empregados. Por exemplo: ter o ensino fundamental (antigo primeiro grau) há até pouco tempo era suficiente para um candidato concorrer a uma vaga de office-boy. Atualmente, muitas firmas só contratam uma pessoa para o cargo se ela tiver concluído o ensino médio (ex-segundo grau) e dominar conceitos de informática.
Todos nós sabemos da vida dura vivida na década de 80 e inicio da de 90  dos milhares de homens que estiveram em Serra Pelada. Foram em busca de uma riqueza imaginária propagada pelo próprio Governo Federal que precisava ver o Sul do Pará ,na confluência das Serras das Andorinhas, totalmente povoadas. O Estado tinha medo de perdeu o rico território das minas de ouro e de diamantes  para os guerrilheiros do PC do B que 1975 haviam sidos dizimados pelo Exercito.
Esses homens trabalhadores vindo de varias partes do país, grande quantidade do Maranhão,  o governo federal  deu a eles  a vida dura do garimpo desprovida de qualquer proteção a saúde. Em 1989 o temor comunista havia passado, a Vale do Rio Doce passou a exigiu o garimpo de volta  e o governo descartou esses milhares de cidadãos  doentes e miseráveis de volta  as suas famílias. Foi no meio dessa tragédia social de grande monta proporcionada pelo próprio Estado Brasileiro que as novas gerações se criaram sem muita oportunidade. Aplaudimos o esforço de todos os filhos e filhas de garimpeiros  que com suas vontades de aprender, na sua grande maioria atingiram o ensino fundamental. Uma menor parte vitoriosamente concluíu o  Ensino Médio e uma fatia bem galgou  bravamente  ao pódio do Ensino Superior.
Daí ser motivo de nossa satisfação  ao destacarmos  a trajetória  de  vida do médico cirurgião plástico  Wilian Honório de Castro. Filho de Francisco Honório de Castro, garimpeiro pioneiro de Serra Pelada , o Dr Wilian,  médico renomado em Vitória do Espírito Santo, conseguiu atingir o topo na vida profissional  graças  ao esforço pessoal como aluno de uma escola publica no interior do Pará e uma  pitada de sorte em sua história de vida marcada por muito sacrifício e persistência.
É surpreendente deparar com a constatação de que 5% dos  filhos de pais  que viviam em condições miseráveis como trabalhadores do garimpo de Serra Pelada, como muito  esforço  hoje   fazem parte dessa elite. No nosso programa Conexão Garimpeira de hoje, segunda-feira, o Dr. Wilian Honório de Castro explica a sua façanha de se tornar médico. Para ouvir a entrevista basta clicar na Radio Web Garimpeira no topo da pagina. Se o seu computador não conseguiu então vá por outro caminho. Logo  abaixo da Radio Web existem varias janelinhas . Clic em Radio. Veja que tem o primeiro programa da lista . Clic em cima e pronto.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ENTREGA DO RELATÓRIO DAS PESQUISAS
Faltam apenas 19 dias, a contar  de hoje  para que a parceria Coomigasp e Colossus faça a entrega  do relatório das pesquisas ao Ministério de Minas e Energia.  Esse é um  momento de grande expectativa para o povo garimpeiro de Serra Pelada. Sobre esse assunto  conversamos  ontem com o vice-presidente de Operações da Colossus , Heleno Costa que afirma está bastante otimista  na consolidação desse  importante avanço a ser dado pelos garimpeiros de Serra Pelada. Ele afirmou que foi contratada uma empresa de  Belo Horizonte que  em conjunto com geólogos da parceria Coomigasp Colossus  irá  analisar com todo o cuidado  todo o banco de dados das pesquisas realizadas na área dos 100 hectares pertencentes a cooperativa.
Ele disse que essa iniciativa atende a demanda exigida pelos garimpeiros  através  do dirigente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo e de suas entidades  no sentido de apressar as pesquisas  e o analise de seus resultados. Para Heleno Costa esse ato  também atende  a legislação brasileira  e ao próprio DNPM no que tange a comprovação de uma reserva economicamente explorável. “Os garimpeiros tem pressa e a Colossus,  também,  apesar de se ter um alvará de pesquisa  com prazo de validade  até o dia 28 de fevereiro do próximo ano”, explicou o dirigente da empresa canadense.
Heleno informou que o trabalho de pesquisas está na reta final o qual teve que concentrar os estudos da sondagem na parte central do corpo mineralizado que se encontra entre 200 a 400 metros de profundidade. O geólogo destacou que apesar da parceria entregar o relatório das pesquisas feitas ao DNPM no próximo dia 31, porem o trabalho de sondagens irá continuar. Segundo ele é possível que já na próxima semana a parceria possa conhecer de forma parcial  os resultados  das pesquisas que serão entregue  ao órgão governamental.
“O mais importante é que vamos apresentar  uma reserva medida na parte central do corpo além de  inferida   e indicada. Quando se abre uma mina  normalmente as surpresa e sempre para mais e nunca para menos. Esperamos que Serra Pelada  revele essa expectativa que interessa tanto aos garimpeiros da Coomigasp  quanto aos investidores da  Colossus” , disse Heleno.
Depois da entrega do relatório que acontece no ultimo dia deste mês  o DNPM irá analisá-lo. Depois  de aprovado o órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia  vai exigir da parceria o  “Plano  de Aproveitamento Econômico”,  denominado de (PAE), cujo estudo já se encontra em andamento com coletas de dados  para a demonstração da viabilidade econômica  da mina.   Se  for aprovado pelo DNPM  será aguardada a manifestação  do Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará.
No próximo dia 14 de setembro a parceria Coomigasp e Colossus entregará ao governo do Pará o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) e ( Relatório de Impacto Ambiental). Para que haja a  liberação da área da cooperativa  pelos  órgãos ambientais  é necessário seguir um rito  que requer a realização de audiências publicas. São essas condições que dará a parceria Coomigasp Colossus a conseguir a Licença Previa, seguida pela Licença de Instalação e finalmente a Licença de Operação. Com essa ultima licença nas mãos o DNPM pode emitir a Alvará de Lavra cujo documento vai permitir a implantação da mina.  “Nós acreditamos que todo esse caminho será totalmente concluído até o final de março do próximo ano”, disse Heleno Costa.
A entrevista do vice-presidente da Colossus você pode acompanhar na íntegra no nosso programa  Conexão Garimpeira de hoje já disponivel. É  só clicar na nossa Radio Web no topo da pagina.
DIA DE MOBILIZAÇÃO
Daqui a pouco , as 9 horas , a Agasp Brasil estará realizando dentro da Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados a sua mobilização pela aprovação urgente  do Projeto de Lei n.º 5227 de 2009. O  PL  acrescenta capítulos à Lei 11.685 de 02 de junho de 2008, que institui o Estatuto dos Garimpeiros, regulamentando  a pensão vitalícia aos garimpeiros remanescente de Serra Pelada  e a aposentadoria especial para mais de 1 milhão e 500 mil  garimpeiros de todo o país. Um numero grande garimpeiros foi mobilizados a ocupar a Comissão com suas faixas e cartazes. O objetivo é fazer pressão aos deputados integrantes da Comissão para que  o projeto seja logo colocado em pauta. A deputada Elcione Barbalho do Pará é a relatora mais até agora não apresentou o relatório.
AUDIÊNCIA COM MIGUEL CEDRAZ
Na próxima quinta-feira as 11 horas a Agasp Brasil  será recebida em audiência  pelo diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Cedraz cujo assunto é pedir informações sobre a nova portaria que autoriza as áreas em disponibilidade para pesquisas requeridas  sejam transformadas  em Permissão de lavra Garimpeira

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
ELCIONE VOLTA A REAFIRMAR COMPROMISSO PELA APOSENTADORIA DO GARIMPEIRIO
A  deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) voltou a reafirmar, hoje pela manhã,  o seu compromisso em colocar  para aprovação do plenário da Comissão de Seguridade e Família   o Projeto de Lei n.º 5227 de 2009, tão logo ele receba o parecer final da Consultoria Legislativa da Câmara. O Projeto de Lei  acrescenta ao  Estatuto do Garimpeiro artigos  que regulamenta a pensão vitalícia aos garimpeiros remanescente de Serra Pelada  e a aposentadoria especial para mais de 1 milhão e 500 mil  garimpeiros de todo o país . O anuncio da deputada foi feito perante a 110 garimpeiros comandados pela Agasp Brasil  que ocuparam  na manhã de hoje o plenário da Comissão de Seguridade Social e Família,  órgão que a parlamentar paraense é a presidente. Elcione determinou a sua assessoria  a pedir que a Consultoria Legislativa da Casa  apresse o estudo  do parecer que será apresentado no seu relatório. A deputada estima que deverá colocar o projeto  sob apreciação do plenário da Comissão depois do dia 27 sete deste mês. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!