quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GARIMPEIROS RECEPCIONARÃO UM PRESIDENTE QUE GOSTA DE GENTE


Publicado no dia 20 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS RECEPCIONARÃO UM PRESIDENTE QUE GOSTA DE GENTE 

*Por Toni Duarte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, devem se deslocarem até Curionópolis no Sul do Pará na próxima  sexta-feira, dia 26. Pelo menos essa é a data a principio marcada pela Presidência da Republica , podendo ainda ser alterada.  A visita oficial de Lula ficará marcada para sempre na historia do povo garimpeiro de Serra Pelada. Em Curionópolis ele fará  junto com o ministro Lobão a entrega do alvará de lavra  para a área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp.

A ultima vez que um presidente da Republica foi ao encontro dos garimpeiros de Serra Pelada foi em 1986, levado também por Edison Lobão. O presidente João Baptista Figueiredo ficou impressionado com a riqueza arrancada pelas mãos dos milhares de garimpeiros e nem reclamou do banho de melechete (lama) que levou dos mesmo. Se a data se confirmar mesmo para o próximo dia 26 cerca de 50 mil pessoas chegarão a cidade de Curionópolis um dia antes. O prefeito de Chamon informou que a cidade está devidamente preparada para recepcionar o povo e a comitiva presidencial.

Lula e Lobão desembarcarão no aeroporto da Vale na Serra de Carajás e seguirá de carro até Curionópolis. Vários outdoors com a foto de Lula serão  colocados em todo o trajeto presidencial. “Obrigado Presidente. Projeto Serra Pelada é uma realidade  porque  nós acreditamos!” é uma das frases que reflete muito bem o sentimento do povo garimpeiro. Alem da construção de enormes barracões, a prefeitura já disponibilizou  todas as escolas  da rede municipal e estadual, alem do teatro municipal e igrejas para abrigar os garimpeiros visitantes. A Coomigasp mobilizou 300 pessoas com nível de conhecimento  básico para prestarem todas as informações  aos associados que irão chegar das mais diversas regiões do país.

 Para uma melhor fluidez do transito a prefeitura montou um esquema de trafego  utilizando a Avenida Maranhão em toda a sua extensão, alem da Avenida Brasil, seguindo no sentido  do Posto Serra Leste, até a Avenida São Paulo como estacionamento. O presidente da Coomigasp informou que serão abatidos 100 bois para alimentar os milhares de garimpeiros. O prefeito Chamon pediu o apoio da governadora Ana Julia Carepa que disponibilizou o pronto socorro estadual de Curionópolis (CESP), localizado ao lado a onde será realizado o evento, local que atende perfeitamente as necessidades de emergias  com leitos e ambulatórios.

 A secretaria de Segurança Publica do Estado do Pará também já montou todo um esquema operacional pronto a ser colocado em ação pela Policia Militar, Policia Civil e o Serviço de Inteligência da Segurança Publica do Estado. A Policia Federal , através do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica (GSI) também já está vistoriando toda a área e monitorando a região.

Cerca de 30 profissionais da área de saúde entre médicos e enfermeiros ficarão de prontidão. Ficará também a disposição uma ambulância  do município e outra do Corpo de Bombeiros para atendimento caso for preciso. Cinqüenta banheiros químicos foram alugados e prontos para serem instalados um dia antes ao evento.  Ninguém tem duvida de que o Presidente Lula irá gostar de ir a esse encontro com o povo garimpeiro. Ele é um presidente que gosta de gente.

Publicado no dia 19 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
SENADO PROMOVE AUDIENCIA PUBLICA DA PICARETAGEM
Foi um tremendo fiasco a audiência publica realizada ontem no Senado a pedido   do  senador final de carreira, Jose Nery (PSOL-PA) , que serviu apenas para  dar espaço ao estelionatário Luis da Mata, Eliezer Jucá, João Lepos e Etevaldo Arantes   para fazerem o denuncismo barato e irresponsável contra a Coomigasp. Essa foi a ultima cartada desse grupo que  utilizou  senador para achincalhar o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada e tentar impedir  a todo custo que o presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva  vá a Curionópolis  para fazer a entrega  do alvará de lavra. Se a tentativa  foi essa pois perderam  novamente. A Presidência da Republica acaba de marcar para o dia 26 a ida de Lula no encontro dos garimpeiros.

A Comissão de Direitos  Humanos do Senado viveu o seu dia de mediocridade. Apenas um, senador se fez presente, o próprio  Jose Nery autor do pedido de audiência publica. Nenhum garimpeiro esteve presente. João Lepos e Luis da Mata tiveram a cara de pau em afirmar que o CNPJ da cooperativa pertence a ex Congasp. Em 2004 quando ainda  argumentavam  isso  o próprio Senado da Republica pediu informações diretamente a Receita Federal. O requerimento de informação Oficio nº 245 , encaminhado a época pelo 1º Secretario , Efraim Moras , foi respondido no dia 13 de março de 2004 por Barnard Appy, ministro interino da Fazenda que atesta ser legitimo o CNPJ da Coomigasp.

Foi baseado nessa  informação que o Ministério de Minas e Energia e a própria Presidência da Republica reconheceu a Coomigasp como a legitima cooperativa de garimpeiros sucessora da  antiga Coogar. Em 2005 o Ministério de Minas e Energia resolveu fazer a readequação dos garimpeiros que haviam sido expulsos da cooperativa. Na época Luis da Mata resolveu fazer um cadastramento paralelo enganado cerca de 10 mil garimpeiros  cobrando dos mesmo R$20,00.  De lá para cá foram Luis da Mata e Eliezer Jucar  continuam filiando garimpeiros desavisados em uma cooperativa que não existe legalmente assim como nunca existiu juridicamente um famoso Singbras que terminou sendo quebrado quando os garimpeiros descobriram que se tratava apenas de uma arapuca.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Antônio Cedraz Nery, disse na audiência publica da picaretagem que temos a convicção de que a escolha da Coomigasp  e da  empresas  parceira para tocar o empreendimento de Serra Pelada foi a solução técnica mais adequada.  O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério das Minas e Energia, Cláudio Scliar, disse que   o MME não irá se  envolver nas questões internas da cooperativa e que o alvará de lavra será entregue pelo presidente Lula ainda este mês.

Publicado no dia 18 de março de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DESTE MÊS NÃO PASSA
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a afirmar ontem  depois que deixou a Comissão de Minas e Energia da Câmara  a onde foi falar sobre o novo marco regulatório da mineração brasileira , que o presidente Lula irá a Curionópolis junto com ele ainda este mês de março. Lobão disse apenas que a Presidência da Republica está  vendo a data na agenda do presidente , cujo  dia ocorrerá entre o dia 25 a 29 deste mês. Lobão adiantou que até amanhã, sexta-feira, o dia  da ida do presidente Lula será anunciado por ele.  “É um desejo de o presidente ir até aos garimpeiros “, disse Lobão  diante  de um grande grupo de garimpeiros  que se concentram na Câmara dos Deputados.  O ministro também falou que alem da entrega do alvará de lavra a Coomigasp,  será entre  também  aos  garimpeiros  mais 700 hectares  que cuja área  tem a anuência da Vale.  Veja  vídeo com o ministro Lobão  na Agasp Brasil TV .É só clicar.

QUEM SACOU O DINHEIRO DA CAIXA?
A confusão esta formada agora entre a Caixa Econômica e o Banco Central. Da forma mais descarada possível  a Gerencia Nacional  de Relacionamento  Parlamentar  da Caixa Econômica informou  a Comissão de Finanças e Tributação que  o dinheiro referente as sobras de ouro e do paládio foi utilizado na melhoria do garimpo na época que funcionava.  Claro que isso é uma mentira. A Caixa diz  ainda que a Coomigasp não possui legitimidade  para cobrar os referidos valores . 

Outra mentira  da caixa Econômica. Hoje pela amanhã a Caixa  resolveu acusar o Banco Central de ter ficado com o dinheiro e que lá, nos cofres  da Caixa não tem um tostão furado  dos garimpeiros de Serra Pelada. Se não está na Caixa,  em que diabos enfiaram os  mais de R$380 milhões que pertencem ao sofrido povo garimpeiro de Serra Pelada?  Ainda amanhã a Agasp Brasil estará levando para o deputado Pepe Vargas, relator do projeto de lei 5227, uma monteira de papeis  com decisões judiciais , inclusive a do Supremo Tribunal Federal , que levou a condenação a Caixa Econômica devolver o dinheiro das sobras do ouro e do paládio aos garimpeiros. Se estas decisões não valem, então o que vale?

 Esses recursos  da Caixa  trata-se da contrapartida que  os garimpeiros de Serra Pelada estão oferecendo ao Ministério da Previdência para que sirva como um fundo para o pagamento da pensão vitalícia. A fonte de custeio  seria esta como. Era com  esses recursos que o deputado Pepe Vargas , relator do PL 5227 de 2009 , teria  como negociar  com o ministro da Previdência ,Jose Pimentel  para garantir a aprovação  da pensão vitalícia. Essa situação levou a Agasp Brasil se empenhar  para  colocar nas mãos de Pepe Vargas documentos que provam  que a Caixa Econômica  esta com o dinheiro  e  foi condenada por todas as instancias de justiça a pagar o que deve aos garimpeiros.  Decisão judicial se cumpre não se discute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!