quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MME AINDA IMPÕE CONDICIONANTES PARA LIBERAR CONCESSÃO DE LAVRA


Publicado no dia 30 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
MME AINDA IMPÕE CONDICIONANTES PARA LIBERAR CONCESSÃO DE LAVRA

O ministro Macio Zimmermann (foto) reuniu-se ontem com dirigentes da Coomigasp e Colossus e pede que façam alguns ajustes no estatuto da SPE para que a concessão de lavra possa ser transferida a mesma. O presidente Lula que esteve ontem com Lobão e Zimmermann demonstrou entusiasmo para ir ao encontro dos garimpeiros na próxima semana.


Dirigentes da Coomigasp e da Colossus irão permanecer em Brasília para qualquer eventualidade exigida pelo Ministério de Minas e Energia  no que diz respeito a liberação da concessão de lavra que será entregue pelo presidente Lula na próxima quinta-feira, dia 6, na cidade de Curionópolis  aos garimpeiros de Serra Pelada. Ontem pela manhã numa reunião presidida pelo próprio ministro Marcio Zimmermann que contou  com a participação de todo o corpo técnico e jurídico do MME, alem dos dirigentes da Coomigasp e Colossus, ficou estipulada algumas condicionantes a cumprir aos quais seriam levadas ao conhecimento da cooperativa no final do expediente através de email. Até as 21 horas de ontem nada havia chegado.

Durante a reunião o item que foi  mais focado pelos integrantes do MME, que  segundo eles deveria ser melhorado, estava no que diz respeito o estatuto normativo da empresa criada  Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  para onde deverá ir a concessão de lavra.  Por causa desses pontos observados pelo MME como condição para a publicação da concessão de lavra os dirigentes da Coomigasp e Colossus resolveram permanecer em Brasília  até a próxima segunda-feira com o objetivo de fazer esses ajustes. Todo o quadro de advogados da Coomigasp e da Colossus foi chamado a Brasília.

 Por outro lado o presidente Lula se reuniu ontem no final da tarde com o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e com o atual ministro Marcio Zimmermann para saber sobre a sua viagem a Curionópolis. Lula estará pela manhã em Tomé-Açu e pela tarde, às 15 horas, se deslocará para Curionópolis. O presidente demonstrou todo o entusiasmo e deseja ir ao encontro dos garimpeiros. Foi informado sobre os últimos ajustes  como condição para a entrega da concessão de lavra que deverá ser apresentado por todo o dia de hoje  pela parceria Coomigasp e Colossus.

 Mesmo com essas pequenas pendências que deverão ser solucionadas a Presidência da Republica  recomendou  ao cerimonial presidencial que se desloque a cidade de Curionópolis ainda hoje, dia 30,  para fazer a inspeção do local em que vai ser realizado o evento que terá a presença do presidente Lula. 

Publicado no dia 29 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DECRETADO: IDA DE LULA A CURIONOPOLIS FOI ANTECIPADA PARA O DIA 6 DE MAIO
Representantes da parceria  Coomigasp e Colossus , Agasp Brasil, alem do prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon, se reuniram por todo o dia de ontem  com uma equipe do Cerimonial da Presidência da Republica que  organiza a visita do Presidente Lula á cidade de Curionópolis quando fará a  entrega da concessão de lavra aos garimpeiros de Serra Pelada. De acordo com a chefe do Cerimonial  da Presidência, Itis Guimarães, a visita do presidente ficou determinada para o dia 6 de maio, às 15 horas  e não mais no dia 7 como estava anteriormente marcada. O encontro entre os representantes garimpeiros e o Cerimonial da Presidência da Republica ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o mesmo local em que Lula despacha diariamente devido a reforma do prédio que vem sendo feita no Palácio do Planalto.

A chefe do Cerimonial  explicou que a decisão de antecipar a visita de Lula  aos garimpeiros se deu em face da visita do Presidente a cidade de Tomé-Açu no noroeste paraense que também se dará neste  mesmo dia. “Queremos fazer uma agenda só: pela amanhã em Tomé-Açu e pela tarde em Curionópolis”, disse Itis Guimarães. O presidente da Coomigasp , Gesse Simão fez um completo relato dos serviços já devidamente contratados junto a empresas especializadas para montagem de toda a infra-estrutura para receber o presidente alem de adiantar que cerca de 50 mil garimpeiros estarão em Curionópolis neste dia.

A partir de desta sexta-feira, dia 30, a área de 8 mil metros quadrados já disponibilizada pela Prefeitura de Curionópolis, a onde ocorrerá o evento será inspecionado nos seus mínimos detalhes pelo Cerimonial da Presidência da Republica que inclui integrantes do Gabinete de Segurança  Institucional da Presidência (GSI) órgão que cuida da segurança  do Presidente Lula. O comando da 23ª CIA da Polícia Militar em Parauapebas, coronel Eder Ribeiro da Silva, também participou da reunião. Todos os parlamentares entre deputados e senadores do Estado do Pará serão oficialmente convidados pela Presidência da Republica para participarem do evento.

 Caberá também a Coomigasp fazer seus convites. A direção da cooperativa resolveu convidar  os ex- ministros de Minas e Energia como Edison Lobão, Dilma Rousseff , Silas Randeau e Nelson José Hubner pelo empenho  deles  na busca de solucionar a causa garimpeira de Serra Pelada. Hoje  os lideres garimpeiros irão se reunir para definir quem vai fazer uso da palavra  e quem ficará no mesmo palanque do Presidente. Um pequeno palanque também será feito para ser utilizado apenas pelos profissionais da imprensa.

 Só terão acesso os jornalistas credenciados junto a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Republica. “Os credenciamentos poderão ser solicitados  a partir do dia 4”, explicou Flavia Filipini, diretora de Relações com a Mídia Regional. O credenciamento pode ser feito através de www.imprensa.planalto.gov.br ou pelo telefone 061 34111614 e 061 34111370. Hoje às 17 horas o grupo garimpeiro estará reunido com o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar a convite do mesmo.

Publicado no dia 28 de abril de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LIDERES GARIMPEIROS FORAM CHAMADOS PARA ENCONTRO NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA
Hoje um grupo de lideres do movimento garimpeiro desembarcarão em Brasília em atendimento ao chamado da Presidência da Republica  em relação a ida do Presidente Lula a Curionópolis. O encontro ocorrerá no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) onde atualmente o presidente Lula despacha devido a reforma que passa o Palácio do Planalto. Pelo que as lideranças garimpeiros deduzem a data do dia 7 de maio para  a entrega da concessão de lavra  será mantida ou será antecipada para o dia 6  de maio  que cairá numa  quinta-feira. O fato é que esse encontro espantará de vez a má vontade e  as sacanagens de alguns  meliantes que estavam trabalhando na  moita para que nada desse certo. Mais a reação garimpeira falou mais alto e mais forte. As 15 horas  de hoje a Agasp Brasil estará dando novas informações sobre a ida de Lula a Curionopolis. Fiquem atentos para maiores detalhes  sobre esse encontro na Presidência da Repubublica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!