quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UMA ORAÇÃO DE PAZ AO POVO GARIMPEIRO QUE COMEMORA O SEU DIA AMANHÃ


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
UMA ORAÇÃO DE PAZ AO POVO GARIMPEIRO QUE COMEMORA O SEU DIA AMANHÃ
"Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
É natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!...
Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço!..."
Oração do Garimpeiro
Francisco Cândido Xavier
Deus de Bondade!...
Certamente para que eu venha adquirir equilíbrio e moderação, impulsionaste-me a ganhar o pão de cada dia na condição de garimpeiro.
Agradeço, oh! Pai, a profissão que me atribuíste, entretanto, peço para que me ajudes a discernir o trabalho que me cabe fazer dos impulsos que me compete deixar.
Constantemente abro catas, à procura de riquezas e noto companheiros, cavando outras tantas, satisfazendo ao mesmo objetivo, contudo, habitualmente debalde nos esfalfarmos, de esforço a esforço em busca do bem mineral. Para isso, vejo, entre amigos mais estimáveis, a presença da astúcia e do ludíbrio, da perseguição e do crime, através de competições cruéis, que não raro terminam com aniquilamento e perturbação, loucura e morte.
Compreendo, Senhor, que uma pedra valiosa pode ser trocada em alimento e reconforto, evolução e cultura para legiões de pessoas e entendo que não abririam o solo para encontrá-la sem tua permissão.
Ainda assim, fazê-me saber que todos possuímos as minas valiosas do tempo e que basta trabalhar e servir para entesourarmos progresso e educação.
Auxilia-me, porém, a reconhecer que se devo lavar toneladas de cascalho frio para adquirir frequentemente alguma pepita pequenina, assim, também, se quero possuir os valores autênticos da vida, preciso agüentar toneladas de contratempos e lutas, dificuldades e problemas a fim de conquistar as riquezas da experiência.
Por tudo isso, Senhor, ajude-me a aproveitar as oportunidades da vida sem ciúme e sem cobiça, sem desespero e sem inveja para que eu possa, onde me situares, agir e construir para o bem Eterno, sendo a cada dia mais útil a Ti e aos outros, hoje e sempre.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
ALEM DO OURO COOPERSERRADO ESTÁ DE OLHO NAS PEDRAS PRECIOSAS
O dirigente da Cooperserrado, Manoel Rosa Oliveira acompanhado por dirigentes da Agasp Brasil serão recebidos, hoje pela tarde, pela diretora de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia, Maria José Salum. Durante a audiência a Cooperserrado vai pedir auxilio do Programa  Nacional  de Extensionismo Mineral  na capacitação técnica e gerencial para o projeto da cooperativa que visa beneficiar a grande quantidade de pedras  como a ametista, cristal, turmalina  e o quartzo existentes em sua área no município de Palestina no Pará.
O Programa Nacional de Extensionismo Mineral foi lançado pelo Ministério de Minas e Energia no ano passado e tem o objetivo capacitar os pequenos produtores minerais para que possam desenvolver sua atividade de forma sustentável. Alem disso o programa do governo federal tem o objetivo de levar assistência aos mineradores em seu local de atuação e conta com a  parcerias  feitas com estados e municípios para disponibilizar técnicos do setor. O projeto desenvolvido pela Cooperserrado visa empregar na atividade de lapidação, tratamento, coloração, designer e comércio de pedras preciosas em Palestina cerca de 100 garimpeiros sócios da própria cooperativa. “Além do ouro que será explorado pela Cooperserrado também vamos fazer o beneficiamento de pedras preciosas e semi-preciosa em abundancia em nossas áreas”, disse Manoel.
Buscar o auxilio do Programa do governo federal o objetivo da cooperativa é  formar recursos humanos adequados para reforçar a  iniciativa. Para nós da Agasp Brasil avaliamos que Manoel Rosa está no caminho certo. A importância social deste projeto ganhará maiores proporções ao considerarmos os possíveis benefícios para regiões da Palestina  considerado um dos município mais pobre do Pará , mais  rica em recursos naturais de pedras coradas, turmalina e diamante.  Matéria-prima é o que não falta e o mercado internacional de pedras preciosas é fantástico.
Hoje apenas as cooperativas de Minas Gerais se destacam na produção nacional de  gemas coradas mais conhecidas como pedras preciosas. Mas, apesar de ser responsável por cerca de 25% da produção mundial, quando se trata de exportação de jóias, Minas não atinge a marca de 5% do mercado brasileiro, quantia insignificante no cenário mundial. Parte das gemas mineiras são incolores em seu estado natural e necessitam de tratamentos especiais para adquirir cor, beleza e valorização no mercado.
Os dirigentes da Cooperserrado querem ousar. Insistem em fazer tratamento e a lapidação no próprio local de produção. A Cooperserrado vai pedir ainda ajuda a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará e vai apelar para as linhas de créditos dos principais bancos de fomento do Brasil como o Banco da Amazônia,
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG , Banco do Nordeste ou Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES . Para convencer alguns desses bancos a emprestar dinheiro  para  que a Cooperserrado implante o seu  Projeto Gemas e Jóias os seus dirigentes primeiro deverão fazer o dever de casa: buscar a importante ajuda  do Programa  Nacional  de Extensionismo Mineral  do Ministério de Minas e Energia. É nessa hora que nós da Agasp Brasil nos aliamos na grande causa.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
MME PROMETE AUXULIAR COOPERSERRADO NO BENEFICIAMENTO DE PEDRAS PRECIOSAS
A diretora de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia, Maria José Salum ,disse que ajudará a cooperativa a desenvolver  e instalar o seu projeto de  Arranjos Produtivos Local de Base Mineral  (APL) no município de Palestina no Estado do Pará  que visa a atividade de lapidação, tratamento, coloração, designer e comércio de pedras preciosas como a ametista, cristal, turmalina  e o quartzo existentes na área  requerida pela Cooperserrado. Maria Jose Salum  explicou que  tão logo chegue o pedido da cooperativa neste sentido será analisado e acompanhado por técnico do MME. Na próxima segunda- feira a Dra. Maria Jose Salum estará dando uma entrevista exclusiva ao programa  Conexão Garimpeira o qual será exibido no dia seguinte. Essa Engenheira  de Minas graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais com  mestrado e doutorado  em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela  mesma  Universidade possui uma vasta  experiência na área mineral, com ênfase em Tratamento de Minérios. Numa conversa franca e aberta com o povo garimpeiro de todo o Brasil ela vai  explicar  através do nosso programa da Radio Web Garimpeira sobre temas de grande relevância  para os trabalhadores dos garimpos a exemplo da  diferença de um alvará de pesquisa para uma PLG. Maria Jose Salum também vai falar sobre a importância dos  Telecentros Minerais  o que ela denomina como  “A Casa do Pequeno Minerador” e  sobre os Arranjos Produtivos Locais que gerado emprego e renda no setor mineral brasileiro e melhorado a qualidade de vida do povo garimpeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!