quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GARIMPEIROS VIVEM UM NOVO MOMENTO DE SERRA PELADA


Publicado no dia 20 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS VIVEM UM NOVO MOMENTO DE SERRA PELADA


Os dias 5, e 6 de junho  ainda estão para ser definidos pela  Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPE) para ocorrer  um seminário de dois  dias direcionado aos lideres,delegados e representantes do povo garimpeiros de Serra Pelada nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí e do Distrito Federal. O tema principal do seminário pré-escolhido  como “Os garimpeiros na era da mina mecanizada” terá o objetivo de levar inicialmente aos participantes um maior volume de informações   a respeito da implantação e produção da mina de Serra Pelada. Participarão do seminário geólogos, engenheiros de minas, engenheiros ambientalistas e de segurança do trabalho, alem de outros profissionais da área mineral.

Um filme será exibido para mostrar a todos como funcionará uma mina igual a que vai ser a de Serra Pelada e quais as diferenças entre o que foi o  garimpo fechado em 1992  e agora o que será uma mina.  Os garimpeiros terão que saber daqui para frente que a  mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e border="6" align="left" width="250" vspace="6" alt="" src="/UserFiles/Image/tony3.jpg" />futuras gerações, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Esses pilares tornaram-se tão importantes levando  a mineração, de um modo geral, a ser  submetida a um conjunto de regulamentações, onde os três níveis de poder estatal possuem atribuições com relação à mineração e o meio ambiente. Em nível federal, os órgãos que têm a responsabilidade de definir as diretrizes e regulamentações, bem como atuar na concessão, fiscalização e cumprimento da legislação mineral e ambiental para o aproveitamento dos recursos minerais são os seguintes:

 Ministério do Meio Ambiente – MMA: responsável por formular e coordenar as políticas ambientais, assim como acompanhar e superintender sua execução; Ministério de Minas e Energia – MME: responsável por formular e coordenar as políticas dos setores mineral, elétrico e de petróleo/gás; Secretaria de Minas e Metalurgia – SMM/MME: responsável por formular e coordenar a implementação das políticas do setor mineral; Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM: responsável pelo planejamento e fomento do aproveitamento dos recursos minerais, preservação e estudo do patrimônio paleontológico, cabendo-lhe também superintender as pesquisas geológicas e minerais, bem como conceder, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, de acordo o Código de Mineração; Serviço Geológico do Brasil – CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais): responsável por gerar e difundir conhecimento geológico e hidrológico básico, além de disponibilizar informações e conhecimento sobre o meio físico para a gestão territorial.

O seminário que será realizado pela SPE irá mostrar aos garimpeiros que a  produção de ouro no Brasil remonta ao século 17. As principais regiões produtoras estavam localizadas nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo. A partir dos anos 60, a atividade garimpeira migrou para a Região Amazônica que tornou-se uma grande produtora.

Essa atividade deixou um grande passivo ambiental, devendo serem destacados os passivos ambientais dos garimpos de Tapajós, Poconé, Rio Madeira, Gurupí, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Serra Pelada. O art. 225, § 2º da Constituição impõe àquele que explorar recursos minerais a responsabilidade de recuperar os danos ambientais causados pela atividade de mineração, consistente na obrigação de recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma de lei.O seminário “Os Garimpeiros na Era da Mina Mecanizada” proposto por Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  de acordo com seus organizadores será o primeiro de uma serie de foros permanentes que visam colocar com clareza esse novo momento que será vivido pela sociedade garimpeira e em especial pelo próprio município de Curionópolis no Pará. Então, que seja  bem-vindo o novo tempo.

Publicado no dia 20 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
COOPERATIVA DE CORINTO RECEBE PLG
Prezado Toni Duarte

Boa tarde!

Vejo a sua luta frente a causa garimpeira, eu gostaria de dividir com você essa nossa alegria também. A começar com nossa primeira conquista foi constituir uma cooperativa, onde o setor era totalmente individualista e desorganizado. Depois foi  lutar e conseguir um Telecentro Mineral funcionando e oferecendo serviços de qualidade para a nossa comunidade.

Caro amigo, é uma data muito especial pra mim, por tudo aquilo que tem acontecido comigo frente a essa cooperativa. Agora é nossa primeira outorga de PLG, digo a eles que essa outorga é como se fosse uma Carta de Alforria, pois durante muitos anos, esses trabalhadores foram explorados e não tinham onde recorrer. Agora a situação vai mudar, assim eu espero.

Com a outorga desta primeira jazida, vamos poder vender os nossos produtos dentro das normas, não somente a uma empresa como acontecia aqui na região na qual éramos refém por total falta de conhecimento dos garimpeiros e orientação do estado. A atividade era toda informal, tanto na exploração como na venda para essa dita empresa.

A partir de agora vamos poder vender os nossos produtos para qualquer outra empresa  que pague o preço justo. Pois senão somos o maior produtor de matéria prima para ferro silício e fibra ótica, estamos entre eles.

E outra coisa importante, vamos poder contribuir com o crescimento da nossa cidade, que se encontra estagnada e que nunca viu a cor dos imposto gerados pela mineração.

Por isso é que digo; significa muito essa nossa primeira conquista. Esperamos em breve alcançar varias outras.

Um forte abraço.

Enio Gilmar Trindade
diretor administrativo

Cooperativa Regional Garimpeira de Corinto - COOPERGAC
Rua: Major Clarindo Ribeiro da Gloria, 103 - Bairro Maciel- CEP39200-000- Corinto/MG
Site:
www.coopergac.com.br - Tel: 39 3751 3469- coopergac.corinto@gmail.com

Publicado no dia 18 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LULA IRA DIA 22 DE JUNHO EM SERRA PELADA
O senador Edison Lobão confirmou ontem a noite a ida do Presidente da Republica  Luis Inácio Lula da Silva  no dia 22 de junho em Serra Pelada. Lula irá ao encontro dos garimpeiros para acompanhar o inicio das obras para a instalação da mina  De acordo com heleno Costa, vice-presidente da Colossus Minerals Inc., no Brasil tudo está sendo preparado e com muita agilidade para o inícios dos trabalhos de construção de  rampas. Um grande canteiro de obras será construído próximo a cava. A parceria Coomigasp e Colossus ainda não tem uma estimativa de quantos operários  irão ser contratados no projeto de construção da mina de Serra Pelada. Amanhã estaremos publicando uma entrevista especial com Heleno Costa  sobre essa primeira fase de implantação do empreendimento.

dil;o Escolar  realizado em 10 municípios maranhenses voltado para 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada. Aos cinco primeiros colocados estão garantidos uma vaga de emprego oferecido pelo empresário e político Edinho Lobão.  Diego da Costa Sena , Tâmela Thaissa de Alencar Almeida, Carlos Fernando Silva  Gleyson Almeida Serra  e Berlan Costa Pereira . Eles obtiveram notas máximas no simulado. Os cinco agraciados com uma vaga de emprego deverão esperar por sua convocação através de cartas que serão enviados aos seus respectivos endereços pelo Grupo Difusora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!