quarta-feira, 23 de novembro de 2011

LOBÃO FILHO GARANTE APROVAÇÃO DE PENSÃO VITALICIA NO SENADO


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.

LOBÃO FILHO GARANTE APROVAÇÃO DE PENSÃO VITALICIA NO SENADO

AFrente Parlamentar em Defesa do Povo Garimpeiro criada e instalada ontem, 09 dejunho, na Câmara dos Deputados, acatou e vai defender a proposta lançada pelaAgasp Brasil que pede a redução de idade para 50 anos aos que terão direito à pensão vitalícia de três salários mínimos para os garimpeirosremanescentes de Serra Pelada. A proposta da Agasp Brasil foi entregue em formade manifesto ao presidente da Frente Parlamentar, deputado Cleber Verde(PRB-MA). No projeto inicial do parlamentar esse direito seria a partir de 60anos.

Opresidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada, Toni Duarte,justificou o pedido da  redução da idade sobrea pensão vitalícia  ao explicar que  80% dos garimpeiros que entraram a partir de1980  em Serra Pelada a  ainda eram muito jovens e hoje se encontramcalejados e  fisicamente envelhecidos.

 â€œMilhares estão fora do mercado de trabalhopor ter contraído enfermidades incuráveis provocadas pela ação do mercúrioabsorvido por via respiratória, cutânea, ocular e digestiva. Esse mercúrioprovocou efeitos nocivos e devastadores aos milhares desses trabalhadores queviveram anos em condições insalubres de trabalho nas frentes de lavra”, disseToni Duarte, no manifesto entregue aos deputados da Frente.

Nasua exposição o dirigente da Agasp Brasil defende ainda que mesmo  se estabelecendo uma pensão vitalícia a serpago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), nada possa impedir  o recebimento de qualquer outro beneficioprevidenciário a esses homens que contribuíram para o aumento do lastro deriqueza do nosso país. “Esse beneficio não o eximirá de o Ministério da Saúdeimplementar ações específicas para essas pessoas muitas delas mutiladas a fimde lhes garantir intervenções cirúrgicas e assistência por meio do SistemaÚnico de Saúde (SUS).

 Para o dirigente da Agasp Brasil tudo issopode ser feito se o governo utilizar os mais de R$350 milhões que a CaixaEconômica deve aos garimpeiros de Serra Pelada transformando em um fundo. “Essainiciativa livraria que esse mesmo dinheiro não possa ir para nas mãos de umresumido grupo de bandidos e espertalhões que moveram ações trabalhistas ecíveis contra a Coomigasp fruto da fraude e do conluio entre advogados e ex-dirigentesda cooperativa,” afirmou.

Tonilembrou que em 1992 Collor de Mello deixou os mais 60 mil garimpeiros quetrabalhavam no garimpo de Serra Pelada com uma mão na frente e outra atrás e semqualquer alternativa  de  sobrevivência e que pó isso  muitos procuraram o suicido como respostaexata aos seus fracassos. “Outros ficaram com vergonha de retornar para suascasas abandonando suas famílias. De cem homens trabalhando no garimpo menos de1% bamburaram. E quem chegou a tirar a sorte grande está em completa misériahoje porque seus investimentos foram atropelados pela nefasta e <>
Possui 0 comentários  |  Comentar


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.

A CARA DE PAU DE MALIGNO

Depoisde ter impedido de forma criminosa os trabalhos de sondagens de Serra pelada , inclusivepraticando uma emboscada que causou a morte no ano passado  de Manoel Batista Oliveira, garimpeiro residenteem Imperatriz , agora Raimundo Maligno se articula para tentar impedir que o relatóriofinal das pesquisas geológicas sejam entregues no próximo dia 31 de agosto  conforme prometido ao DNPM  pela Coomigasp. Se conseguir de fato que isso ocorraos mais de 43 mil garimpeiros de Serra Pelada  vão ter que continuar esperando sem nada no bolso e por muito tempo.Malgno não quer o desenvolvimento mineral e nem social dos garimpeiros de SerraPelada. O histórico de crimes praticado contra a cooperativa e contra os interessede toda a sociedade garimpeira  por este velhacocidadão tem sido grande. Em março passado a Coomigasp fez a sua  reforma estatutária. Lá estão estabelecidos algunsartigos  que deveriam perfeitamente seremutilizados para  enquadrar o meliante presidentedo MTM . Falta apenas  que o presidente GesseSimão e a sociedade garimpeira  de fato tomem essa providencias .Mas enquanto isso não ocorrerRaimundo Maligno vai pintando e bordando  contra a Coomigasp e derrubando o sonho de milharesde cidadãoes que não aguentam mais esperar . Maligno é dono de uma fabulosa granja nointerior paulista, onde são abatidas 15 mil cabeças de frango por dia, e de umaauto-escola em Marabá, a 130 quilômetros de Serra Pelada.  Um patrimonio  construido com o dinheiro da readequação ocorrida em 2005. Ao contrario dos  qeu não possuem nada  como os garimpeiros, Maligno vai muito bem obrigado.

“ConexãoGarimpeira” estréia na Nativa e na Arara Azul
Estamossuspendendo o nosso programa “Conexão Garimpeira” da Radio 105,01 Difusora SulFM da cidade de Imperatriz, Maranhão. O programa  a partir da próxima quarta-feira, 17, será exibido através da Radio Nativa  também de Imperatriz e da Rádio Arara Azul deParauapebas no Pará. Nos programas de segunda e terça-feira da próxima semanavamos botar apenas musicas para retornar na quarta-feira com muitas informaçõese entrevistas.

Delegaciade Palmas
Os mais de 3mil garimpeiros sócios da Coomigasp começaram a ser atendidos pela DelegaciaRegional  de Palmas, capital doTocantins,  que se encontra sobdireção  do delegado Airton ValdirPortilho. A Delegacia  Regional de Palmastambém conta  com Manoel Rodrigues de Sousa na 1º Secretaria e Helio Gomes Ribeiro na 2ºSecretaria. O delegado Airton informou que a Delegacia Regional da Coomigasp dePalmas funciona na  Quadra 504 Sul , Alameda 04 , Lote 42/ CEP 77021-690. Quem quiser entrar emcontato telefônico com o delegado Airton Portilho  basta ligar   (63) 3214 40 43  ou (63) 8419 20 33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!